Seminário ‘Mulheres na saúde global’ discutirá desigualdade de gênero

Setembro/2021

Há séculos a desigualdade de gênero é uma realidade global. Para discutir a questão, agravada pela pandemia de Covid-19, o Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) promove, na próxima quarta-feira (15/9), a partir das 10h, o webinário Mulheres na saúde global. O encontro, no âmbito da série Seminários Avançados Cris em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, é aberto ao público e será transmitido pelo canal da VideoSaúde Distribuidora no Youtube – com tradução simultânea para o inglês.

A mesa de debate é formada por representantes emblemáticas e engajadas na luta pela igualdade e defesa dos direitos das mulheres: Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil; Roopa Dhatt, cofundadora e diretora-executiva da ONG Women in Global Health; Stéphanie Seydoux, embaixadora da França para a Saúde Global; Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz. A mediação será da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, e os comentários de Zélia Maria Profeta da Luz, pesquisadora do Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas) e integrante do Conselho da OMS sobre Economia da Saúde para Todos.

Assista:

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

História das mulheres, da medicina e do gênero
Artigos sobre temas diversos também compõem o primeiro número de HCS-Manguinhos de 2020

Os significados da história da saúde pública global
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v.27, supl.1, set. 2020) reúne estudos que contribuem para a compreensão dos desafios atuais 

A saúde no contexto global
Primeira edição de HCS-Manguinhos de 2015 traz os dossiês ‘Bioética e diplomacia em saúde’ e ‘Saúde internacional/saúde global’

Revista HCS-Manguinhos traz dossiês sobre parto e mortalidade infantil
Acesse a edição completa

Biomedicalização de corpos brasileiros
Edição de HCS-Manguinhos aborda diagnósticos, tratamentos e práticas que transformam vidas, sobretudo de mulheres

A cidadania feminina restringida à condição de mãe
HCS-Manguinhos publica resenha de Isabela de Oliveira Dornelas sobre livro de Cassia Roth lançado em 2020

O Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia e o status da mulher
Artigo discute o papel da mulher para a nação em evento realizado no Rio de Janeiro em 1929

Artigo analisa embates científicos e morais sobre maternidade e parto no Boletim da LBA de 1945 a 1964
Bruno Sanches Mariante da Silva aponta a desqualificação das parteiras e comadres e a exaltação do discurso médico

Loucuras puerperais
Artigo analisa teses de faculdades de medicina, periódicos médicos, livros sobre maternidade e relatórios médico-legais da Argentina e da Colômbia de 1880 a 1950

Saúde reprodutiva, triste realidade
Cassia Roth, da Universidade da California em Los Angeles, relaciona as políticas voltadas para a reprodução no Brasil há um século e a situação atual

Mulheres na ciência bem representadas em HCS-Manguinhos
Em comemoração ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, instituído em 2015 pela ONU, destacamos artigos publicados em HCS-Manguinhos ao longo das últimas décadas.

Leia na revista HCS-Manguinhos:

Gravidez e controle reprodutivo no Brasil: coibir e negociar, resenha de Isabela de Oliveira Dornelas para o livro A miscarriage of justice: women’s reproductive lives and the law in early twentieth-century Brazil, de Cassia Roth (HCS-Manguinhos, v. 28, n. 1, mar. 2021)

Dossiê Parto, Nascimento e Mortalidade Infantil (v.25, n.4, out./dez. 2018)

Dossiê Parto e nascimento: saberes, re­flexões e diferentes perspectivas,Carta dos Editores Convidados, Luiz Antônio Teixeira, Andreza Rodrigues Nakano e Marina Fisher Nucci (n. 4, v. 25, dez 2018)

A dinâmica hospitalar da Maternidade Dr. João Moreira, em Fortaleza, nas primeiras décadas do século XXMedeiros, Aline da Silva (set 2013, vol.20, no.3)

Reprodução, sexualidade e poder:as lutas e disputas em torno do aborto e da contracepção no Rio de Janeiro, 1890-1930, Silva, Marinete dos Santos (dez 2012, vol.19, n. 4)

‘Barrigão à mostra’: vicissitudes e valorização do corpo reprodutivo na construção das imagens da gravidez, Vargas, Eliane Portes (mar 2012, vol.19, no.1)

Direitos femininos no Brasil: um enfoque na saúde maternaLeite, Ana Cristina da Nóbrega Marinho Torres and Paes, Neir Antunes (set 2009, vol.16, no.3)

Institucionalização das ciências, sistema de gênero e produção científica no Brasil (1939-1969)artigo de Nara Azevedo e Luiz Otávio Ferreira (v. 15, supl. 0, 2008)