Editora Fiocruz lança livro sobre epidemia de malária no Nordeste nos anos 1930

Junho/2020

Na próxima quarta-feira (10/6), o livro O Feroz Mosquito Africano no Brasil: o Anopheles gambiae entre o silêncio e a sua erradicação (1930-1940), da coleção História e Saúde da Editora Fiocruz, estará disponível para aquisição em dois formatos: versão digital na plataforma SciELO Livros e exemplar impresso na Livraria Virtual.

Escrita pelo historiador Gabriel Lopes, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a obra narra o processo de chegada, alastramento e erradicação do mosquito que causou uma epidemia sem precedentes de malária no Nordeste do Brasil, nos anos 1930.

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz, o autor conquistou – com a pesquisa que deu origem ao livro – o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2017, na categoria Ciências Humanas e Sociais. Ano passado, ele publicou em HCS-Manguinhos um artigo sobre a chegada de mosquito no Brasil em 1930 (v. 26, n.3, jul./set. 2019). Saiba mais sobre o livro.

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Artigo aborda chegada de mosquito vetor da malária ao Brasil em 1930
Gabriel Lopes, pós-doutorando do PPGHCS/COC, analisa as primeiras reações de cientistas e autoridades de saúde pública contra as epidemias de malária causadas pelo Anopheles gambiae

Marcos Cueto e Gabriel Lopes publicam artigo sobre a participação do Brasil na política global da Aids
Trabalho acaba de ser publicado na revista Social History of Medicine (Oxford University Press)

A pandemia de coronavírus e o Antropoceno
André Felipe Cândido da Silva e Gabriel Lopes escrevem para o especial da Casa de Oswaldo Cruz: “Diferentemente de catástrofes que extinguiriam indistintamente todas as formas de vida, a Covid-19 atinge especificamente os humanos.”