Livro revela influências dos EUA na educação brasileira nos anos 1920 e 1930

Novembro/2020

Entrada do Teachers College, NY, no verão de 1920. Fonte: Biblioteca do Teachers College/Columbia University.

As experiências de quatro importantes educadores brasileiros – Anísio Teixeira, Noemy Silveira Rudolfer, Isaías Alves e Lourenço Filho – na Faculdade de Educação (Teachers College) da Universidade de Columbia, em Nova York, EUA, nas primeiras décadas do século 20 são discutidas no livro Entre o Brasil e os Estados Unidos: intelectuais, ideias e projetos de educação (1927-1935), da historiadora Ana Cristina Santos Matos Rocha, lançado em 11 de novembro. A obra está disponível para aquisição em formato impresso na Livraria Virtual da Editora Fiocruz e em formato digital na plataforma SciELO Livros.   

Publicado em coedição com a Editora PUC-Rio, o título é um desdobramento da premiada pesquisa de doutorado desenvolvida pela autora no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC/Fiocruz). Ganhadora do Prêmio Capes de Tese 2017 na área de História, Ana Cristina revela como os estudos dos intelectuais brasileiros na instituição norte-americana influenciaram suas práticas profissionais quando retornaram ao país e atuaram em serviços de educação, nos anos 1930, especialmente no Distrito Federal e em São Paulo.

Veja o vídeo de lançamento com a autora.

Ana Cristina S. M. Rocha

Leia em HCS-Manguinhos:

Noemy Silveira, Isaías Alves e a psicologia educacional: diálogos entre Brasil, França e EUA, artigo de Ana Cristina Santos Matos Rocha (v. 26, n. 2, abr./jun. 2019)

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Os testes de inteligência no Brasil a partir da década de 1920
Isaías Alves e Noemy Silveira aplicaram em alunos brasileiros adaptações de testes desenvolvidos na França e nos EUA. As experiências buscavam facilitar o trabalho do professor, dividindo as crianças não só por idade, mas também pelo nível de inteligência, revela Ana Cristina Santos Matos Rocha em artigo publicado HCS-Manguinhos (v. 26, n. 2, abr./jun. 2019)