O emergir de um cânone: Roquette-Pinto e o retrato da nação

O livro Em busca do Brasil: Edgard Roquette-Pinto e o retrato antropológico brasileiro (1905-1935), de Vanderlei Sebastião de Souza, é tema de uma resenha publicada nesta edição de HCS-Manguinhos (v.26, n.3, jul./set. 2019), de autoria de Gerson Pietta, doutorando do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná.

Souza destaca no livro o papel dos estudos antropológicos de Edgard Roquette-Pinto na defesa de uma nação mestiça. Ele analisa os diálogos e embates de Roquette Pinto com antropólogos, intelectuais, autoridades públicas, eugenistas e historiadores nacionais e internacionais sobre teorias raciais e a formação das populações mestiças.

“O livro se coloca como um marco na historiografia acerca dos intérpretes do Brasil, por sua análise inovadora da trajetória intelectual de Roquette-Pinto e sua ruptura interpretativa a partir da antropologia física”, escreve Pietta na resenha  O emergir de um cânone: Roquette-Pinto e o retrato da nação.

Vanderlei Sebastião de Souza é professor de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no Paraná. O livro, publicado pela Editora Fiocruz e FGV em 2017, é resultado de sua tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz com orientação do professor Robert Wegner. A tese foi premiada em 2012 pela Associação Nacional de História (Anpuh) como a melhor dos anos de 2010 e 2011.

Leia em HCS-Manguinhos:

O emergir de um cânone: Roquette-Pinto e o retrato da nação, resenha de Gerson Pietta do livro de Vanderlei Sebastião de Souza (v.26, n.3, jul./set. 2019)

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

O Brasil mestiço e viável de Roquette-Pinto
Anpuh premia tese de Vanderlei Sebastião de Souza sobre o “retrato racial” do brasileiro feito por Edgard Roquette-Pinto

Roquette-Pinto e a valorização da mestiçagem
Vanderlei Sebastião de Souza mostra o esforço científico do antropólogo na defesa da miscigenação do povo brasileiro

Renato Kehl e Roquette-Pinto: controvérsias na eugenia brasileira
Vanderlei Sebastião de Souza fala sobre seu artigo em HCS-Manguinhos

Museu Nacional, ‘miniatura do país’
Para o médico e antropólogo Roquette-Pinto, o acervo material e imaterial da instituição refletia a diversidade cultural, biológica e social do Brasil. Nesta entrevista ao Blog de HCS-Manguinhos, o historiador Vanderlei de Souza fala sobre os documentos que pesquisou no seu mestrado e doutorado, destruídos pelo incêndio.

Três resenhas sobre eugenia latina
No número especial sobre eugenia de HCS-Manguinhos (vol.23, supl.1, dez. 2016), a seção Livros & Redes traz três resenhas sobre livros recentes e fundamentais para quem quer se aprofundar no tema

Tipos corporais, miscigenação e regionalismo
Pesquisas biotipológicas buscavam determinar o tipo corporal do brasileiro nos anos 1930