Biblioteca Virtual: documentação indígena mais perto do público

Janeiro/2015

Posto Indígena Uaçá, Pará. Foto de José Maria da Gama Malcher/Acervo SPI

Para democratizar a consulta a seus documentos, o Museu do Índio, da Funai,  apresenta  a Biblioteca Multimídia Virtual e de Organização Virtual como nova ferramenta de apoio à pesquisa, tornando o acesso mais ágil e eficaz às informações sobre as ações do indigenismo brasileiro a partir do século XIX.

Índias Tembé trabalhando. Foto Darcy Ribeiro/Acervo SPI

Índias Tembé trabalhando. Foto Darcy Ribeiro/Acervo SPI

Com um importante acervo para a garantia dos direitos indígenas, a instituição consolidou-se, ao longo de seus 61 anos de história, como fonte de referência para estudos sobre as questões indígenas. Os pesquisadores, principalmente os indígenas, têm buscado, nos registros textuais do Serviço de Proteção aos Índios – SPI, dados sobre as suas terras e culturas que garantam os seus direitos constitucionais como cidadãos brasileiros.

Em 2015, destaca-se a comemoração dos 150 anos de nascimento de Rondon. Assim, já estão disponíveis, na Biblioteca Virtual, os volumes da Comissão Rondon, totalizando 11.221 páginas.

Saiba mais sobre os documentos disponíveis na recém-lançada edição do jornal Museu ao Vivo.

A Biblioteca Virtual encontra-se disponível aqui para consultas e leitura sobre diversos assuntos relacionados às questões indígenas.

Para a pesquisa, siga o passo a passo:

1º – Ao entrar na página do Acervo do Museu do Índio no campo “pesquisa” docpro-pesquisardigite o assunto que lhe interessar (não importa se escrever em maiúsculo/minúsculo, com ou sem acento) que virão todas as páginas que falem sobre este assunto. Exemplo: Ao digitar “PATAXO”, lhe aparecerá todas as páginas referentes ao assunto “PATAXO”. Para navegar por todas as páginas que tem esta informação é só clicar nas setinhas de ocorrência docpro-ocorrencias.

2º – Para continuar lendo sobre determinada informação e caso queira continuar navegando nas páginas é só clicar nas setinhas acima à direita docpro-setinhasou ainda nas setas grandes nas laterais do documento.

3º – Caso queria aumentar o tamanho do jornal para melhorar na sua leitura é só clicar na lupa docpro-lupaque se encontra no canto direito acima na tela e clicar em “encaixa nas laterais” ou “75%” ou ainda, “tamanho original”.

A boia vermelha docpro-boia no alto e no centro da tela fornece mais ajuda.

Fonte: Museu do Índio

Leia no blog de HCS-Manguinhos:

Indígenas montam site e contam sua versão da história em materiais didáticos

As ciências e os saberes indígenas na Companhia de Jesus

Antropóloga defende diálogo para articular medicinas indígenas e sistema de saúdeentrevista com Luciane Ouriques Ferreira

O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meioartigo de Fernando de Tacca, professor da Universidade Estadual de Campinas (v.18 n.1, mar. 2011)

Mídia internacional coloca em pauta suicídios de indígenas no Brasil