Nísia Trindade Lima é eleita titular da Academia Brasileira de Ciências

Dezembro/2020

A socióloga Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, foi eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na categoria Ciências Sociais. O resultado das eleições para membros titulares, correspondentes, colaboradores e afiliados da ABC foi divulgado em Assembleia Geral Ordinária na quinta-feira, 3/12. Entre os titulares, 43% são mulheres, e entre os afiliados, 46,7%. 

Também foi eleito membro titular na categoria Ciências Sociais o antropólogo Luiz Fernando Dias Duarte, do Museu Nacional da UFRJ, autor de artigo publicado no suplemento ‘Culturas psi” de HCS-Manguinhos (2017).

Autora de diversos artigos na revista HCS-Manguinhos, Nísia Trindade Lima ficou em primeiro lugar na lista tríplice da última eleição para a presidência da Fiocruz, em novembro, com 87% dos votos. Para o seu primeiro mandato na Fundação, iniciado em 2016, ela obteve 59% de apoio.

Veja no site da ABC a lista completa dos seus novos integrantes. Os eleitos tomarão posse em 1º de janeiro. 

Leia em HCS-Manguinhos:

A circulação dos saberes e práticas psicanalíticas nas ciências sociais, artigo de Luiz Fernando Dias Duarte (vol.24,  supl.1, 2017).

Malária como doença e perspectiva cultural nas viagens de Carlos Chagas e Mário de Andrade à Amazônia, artigo de Nísia Trindade Lima e André Botelho (v. 20, n. 3, set 2013)

Ciências sociais e educação sanitária: a perspectiva da Seção de Pesquisa Social do Serviço Especial de Saúde Pública na década de 1950, artigo de Nísia Trindade Lima e Marcos Chor Maio (v. 17, n. 2, jun 2010)

Uma brasiliana médica: o Brasil Central na expedição científica de Arthur Neiva e Belisário Penna e na viagem ao Tocantins de Julio Paternostro, artigo de Nísia Trindade Lima. (v. 16, supl. 1, jul 2009)

Telégrafos e inventário do território no Brasil: as atividades científicas da Comissão Rondon (1907-1915), artigo de Dominichi Miranda de Sá, Magali Romero Sá e Nísia Trindade Lima (v. 15, n. 3, set 2008)

Os cientistas brasileiros visitam a Amazônia: as viagens científicas de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas (1910-1913), artigo de Júlio César Schweickardt e Nísia Trindade Lima. (v. 14, dez 2007)

Missões civilizatórias da República e interpretação do Brasil, artigo de Nísia Trindade Lima. (v. 5, jul 1998)

Os valores e a prática institucional da ciência: as concepções de Robert Merton e Thomas Kuhn, artigo de Simone Petraglia Kropf e Nísia Trindade Lima. (v. 5, n. 3, fev 1999)