Novos horizontes para os museus médicos: chamada de trabalhos para conferência em Leiden, em setembro

Janeiro/2020

Exposição no Rijksmuseum Boerhaave. Foto: site do museu.

Será realizada em Leiden, Holanda, de 23 a 26 de setembro de 2020, no Rijksmuseum Boerhaave, a conferência internacional Novos Horizontes para os Museus Médicos.

A conferência tem como objetivo reunir curadores, acadêmicos, estudantes e profissionais da área médica para discutir formas de manter relevantes as coleções médicas. Qual o lugar do patrimônio médico dentro da nova paisagem museológica? Como podemos explorar novos horizontes para os museus médicos?

As apresentações terão 20 minutos e podem abordar os seguintes temas, mas não se limitam a eles:

Museus médicos e o futuro
Colaborações internacionais e coleções médicas
História de museus / coleções médicas
Museus médicos e ensino
Novas abordagens para a exibição de coleções médicas
Públicos-alvo novos – diversidade, inclusão e engajamento público
Museus médicos e mídia

As propostas de artigos devem estar em um único documento do Word, incluindo um resumo de 250 palavras e uma breve declaração biográfica / CV, e enviadas para mieneketehennepe@rijksmuseumboerhaave.nl até 30 de abril de 2020. Também recebemos propostas de participantes que gostariam de apresentar ou discutir em uma mesa redonda algumas das maneiras pelas quais estão trabalhando tópicos relacionados a coleções médicas.

Esta conferência é organizada por uma nova associação internacional de museus médicos (provisoriamente denominada Associação Internacional de Museus Médicos), sucessora da Associação Europeia de História das Ciências Médicas (EAMHMS). Durante esta conferência de 2020, a nova associação internacional será formalmente lançada e está aberta a interessados ​​em fazer parte.