Hanseníase em SP: um estudo de cartazes dos anos 1950 a 1990

Janeiro/2024

Cartazes de campanhas educativas sobre a hanseníase que circularam em São Paulo nas décadas de 1950, 1960, 1980 e 1990 são fontes históricas de uma pesquisa sobre a doença como fato social e histórico desenvolvida por Carla Lisboa Porto em seu pós-doutorado da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Doutora em História Social pela Unesp/Assis, ela tem a supervisão de Maria Cristina da Costa Marques, professora do Departamento de Gestão, Política e Saúde da FSP/USP.

No artigo Representações sócio-históricas de uma doença: um estudo sobre cartazes de campanhas para o combate à hanseníase na segunda metade do século XX, publicado na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 30, 2023), as pesquisadoras buscaram identificar nos cartazes elementos textuais, visuais ou gráficos utilizados para elaborar um discurso sobre a doença e os doentes, suas transformações e permanências.

As fontes, produzidas por diversas instituições ligadas à saúde pública, fazem parte da coleção Cartazes de Campanhas de Saúde e integram o acervo do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas (Musper), em São Paulo.

As autoras dão especial atenção ao ano de 1984, que registra um evento comemorativo – os 60 anos do Arquivo de Hanseníase do Estado de São Paulo e os 100 anos de Saúde Pública – e mencionam a necessidade de se olhar os cartazes como veículo de um discurso sobre a saúde pública, o que nem sempre seria evidente. Elas salientam ainda que mecanismos de produção de discurso oferecem pistas de diversos enfrentamentos políticos, inclusive no período da ditatura militar.

“Foi possível observar como, em diferentes conjunturas, a Saúde Pública fez parte de um projeto de poder no qual ela seria um meio, e não um fim”, afirmam. 

Leia na revista HCS-Manguinhos:

Representações sócio-históricas de uma doença: um estudo sobre cartazes de campanhas para o combate à hanseníase na segunda metade do século XX, artigo de Carla Lisboa Porto e  Maria Cristina da Costa Marques (História, Ciências, Saúde – Manguinhos v. 30, 2023)