Pesquisadoras analisam experiências de famílias em exposição sobre Darwin e as espécies no México

Janeiro/2024

Como famílias experimentam a aprendizagem numa exposição científica?

As conversas e interações de dez famílias que visitaram uma exposição sobre Darwin e as espécies no Museu Trompo Mágico, em Jalisco, México, em 2016, foram analisadas por pesquisadoras do Brasil e do México. Elas observaram que os visitantes participaram ativamente da exposição e que os objetos que mais chamaram sua atenção foram os animais taxidermizados, acompanhados da leitura de painéis com fotos e textos explicativos.

Exposição no Museu Trompo Mágico, em Jalisco, México. Foto: Governo do Estado de Jalisco, MX

No artigo Experiencias interactivas y conversacionales de familias visitantes en “Darwin, la exposición, explorando las especies”, en el Museo Trompo Mágico, México, publicado na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (n. 30, 2023), Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT e COC/Fiocruz), Ana Claudia Nepote, professora da Universidade Nacional Autônoma do México, e as pesquisadoras do INCT-CPCT Jessica B. Carneiro, Bruna Ibanés Aguiar e Graziele Scalfi analisam o conteúdo conversacional e as interações de dez famílias para compreender a experiência de aprendizagem das famílias na exposição.

Como ferramenta de análise, foi utilizado um protocolo que combina aspectos teóricos e empíricos da interatividade. Os resultados mostram que as famílias participaram ativamente da exposição, observando e conversando sobre os animais, fazendo perguntas, buscando respostas e elaborando explicações baseadas no pensamento científico.

“Os adultos atuaram como facilitadores da aprendizagem e para isso contaram com painéis informativos, incentivando a conexão com experiências anteriores. As crianças demonstram curiosidade, emoções e comportamentos que demonstram suas experiências de aprendizagem e interesse por temas científicos”, revelam as pesquisadoras.

Segundo elas, os resultados obtidos podem orientar profissionais e educadores de museus a projetarem exposições com diferentes características físicas e simbólicas que estimulem conversas e interações com a ciência.

Leia na revista HCS-Manguinhos:

Experiencias interactivas y conversacionales de familias visitantes en “Darwin, la exposición, explorando las especies”, en el Museo Trompo Mágico, México, artigo de Luisa Massarani, Ana Claudia Nepote, Jessica B. Carneiro, Bruna Ibanés Aguiar e Graziele Scalfi (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, n. 30, 2023)