A mulher, o médico e as historiadoras

Maio/2020

As relações de autoridade estabelecidas pela medicina e a ciência sobre as mulheres são o tema de artigo publicado nesta edição da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 27, n.1, jan./mar. 2020). A professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Ana Paula Vosne Martins assina a revisão historiográfica ‘A mulher, o médico e as historiadoras: um ensaio historiográfico sobre a história das mulheres, da medicina e do gênero’, em que lança um olhar sobre a produção dos anos 1960 e 1970, que buscou reparar o apagamento das mulheres na história e denunciar processos de opressão vistos como resultantes da organização do poder médico e masculino.

A autora aponta as limitações destas obras e contrapõe a elas visões de autoras que, a partir de referências teóricas sociológicas, retiram as mulheres do papel de vítimas passivas e reconhecem as diferentes formas de reação esboçadas por elas ao longo da história. A historiadora destaca a introdução das categorias gênero e classe no olhar sobre a organização das profissões médicas e sobre as mulheres por elas atendidas.

A análise da pesquisadora contempla ainda a produção historiográfica sobre corpo, gênero, ciência e medicina dos anos 1980 e 1990. 

Leia em HCS-Manguinhos:

A mulher, o médico e as historiadoras: um ensaio historiográfico sobre a história das mulheres, da medicina e do gênero, artigo de Ana Paula Vosne Martins (v. 27, n.1, jan./mar. 2020)