Do fim do Bolsa Família à volta ao Mapa da Fome

Outubro/2023

Pedras e objetos pessoais marcam lugares em fila de distribuição de marmitas em frente à Cozinha Solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), na região da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro. Acervo pessoal de pesquisa.

Como o retorno do Brasil ao Mapa da Fome se relaciona com o desmanche de programas e políticas sociais entre os anos de 2019 e 2022? Em artigo na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, a historiadora Denise De Sordi oferece um mapa do campo social brasileiro recente, e identifica e analisa as escolhas políticas que levaram o país a um dos piores cenários sociais da Nova República.

Pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic / FFLCH / USP), De Sordi apresenta os resultados de suas pesquisas mais recentes no artigo “Empobrecimento, fome e pandemia: o Auxílio Emergencial, o fim do Programa Bolsa Família e o Auxílio Brasil (2019-2022)”.

A historiadora evidencia o impacto das escolhas políticas do governo brasileiro no campo dos programas e políticas sociais nestes quatro últimos anos e analisa como se relacionam ao retorno do país ao Mapa da Fome. Segundo a autora, o artigo reúne e dialoga com uma série de fontes e referenciais bibliográficos, permitindo compreender o encadeamento de ações governamentais que, apesar de parecerem meros arranjos técnicos, indicam uma virada conservadora na orientação do acesso aos direitos sociais e à cidadania.

“Ao ofertar um mapeamento sistemático dos efeitos do desmanche das políticas e programas sociais brasileiros, evidenciando a necessária relação entre a política e os objetivos de desenvolvimento social, a produção colabora para uma visão ampliada dos processos de mudanças no campo social da Nova República e indica questões que não podem mais ser desconsideradas, por seu caráter relacional, na formulação de políticas e programas sociais de combate à fome e à pobreza”, afirma.

Leia na revista HCS-Manguinhos:

Empobrecimento, fome e pandemia: o Auxílio Emergencial, o fim do Programa Bolsa Família e o Auxílio Brasil (2019-2022), artigo de Denise De Sordi (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 30, suplemento, 2023)