Julho/2020
“A pandemia da covid-19, que precipitou tragédias humanas e crises políticas em vários países, evoca as crises de saúde do passado e levanta questões sobre as ‘lições’ que nos deixaram. A história agora parece mais do que nunca sábia e fascinante”. Assim o editor-científico de História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Marcos Cueto, abre a Carta do Editor do novo número da revista (v. 27, n. 2, abr./jun. 2020).
No texto, Cueto reflete sobre o papel dos historiadores perante as crises causadas pela pandemia de Covid-19 e destaca a iniciativa de muitos profissionais de buscarem dialogar com a sociedade através da publicação de textos, da concessão de entrevistas e da realização de lives. Entre os canais que aproveitaram a agilidade de publicação da internet para levar ao público a visão dos historiadores estão os blogs nacional e internacional de HCS-Manguinhos e o site da Casa de Oswaldo Cruz.
O editor aborda ainda o dossiê que inspirou a capa da edição, sobre o Pavilhão Mourisco, o castelo da Fiocruz. O dossiê representa a participação da revista nas comemorações pelos 120 anos da Fiocruz, completos em maio de 2020.
A Carta do Editor está disponível em espanhol ou inglês:
Coronavirus y el blog de História, Ciências, Saúde – Manguinhos
The coronavirus and the História, Ciências, Saúde – Manguinhos blog
Acesse o sumário da edição (v. 27, n. 2, abr./jun. 2020)
Leia nos Blogs de HCS-Manguinhos: