Dezembro/2013
Ernesto Spinak | SciELO em Perspectiva Em um artigo publicado no jornal britânico The Guardian, no dia 2 de dezembro, na sessão “Professional: Higher Education Network”, os autores, ilustres pesquisadores da Universidade de Nottingham e da Universidade Nacional da Austrália analisaram as razões pelas quais os acadêmicos escrevem blogs¹, e parece que não são aquelas que, em princípio, se imaginava. A ideia geral de que os pesquisadores são encorajados a escrever blogs é que escrever para o público em geral, em linguagem simples, ajuda a esclarecer as próprias ideias, para promover a importância da ciência entre as pessoas comuns, e melhorar a reputação dos próprios cientistas. É uma forma de preencher a lacuna entre os acadêmicos e outros cidadãos. Mas parece que os blogueiros acadêmicos não o fazem por estas razões, pelo menos em sua maioria, mas o fazem por suas próprias razões de trabalho e de interesses pessoais. Para o estudo publicado no The Guardian, os autores selecionaram 100 blogs acadêmicos em inglês publicados no Reino Unido, EUA, Canadá e Austrália, que incluiu tanto pesquisadores como professores, bem como profissionais que cumprem tarefas de gerenciamento relacionadas à pesquisa nas universidades. Ao analisar o conteúdo dos blogs e comentários que são gerados em torno das notas publicadas, eles encontraram os seguintes resultados:- 41% focam em comentários e avaliação da vida acadêmica, reflexões sobre financiamento e políticas de educação.
- 40% são relatos e comentários sobre a pesquisa que estão fazendo.
- O restante trata de questões gerais, incluindo conselhos sobre o ensino e a carreira acadêmica.
- O estilo de escrita é mais direto e informal.
- 40 % das notas também usa um estilo mais estruturado semelhante aos artigos de periódicos, mas com menos referências bibliográficas.
- Três quartos do conteúdo são voltados para os colegas, e apenas um terço estava escrito de forma simples para ser lido por pessoas comuns.
- As condições de trabalho e os assuntos relacionados à profissão.
- Os projetos em curso.
- Como obter contratos para publicar livros e obter um bom CV.
- Ajuda e conselhos entre colegas de forma generosa.
- Informar à comunidade de pares em formato acesso aberto o que eles estão fazendo e, com isso, assegurar certa prioridade nas ideias, muito antes de conseguir ser publicado formalmente em um periódico arbitrado.
Nota
¹ Why do academics blog? It’s not for public outreach, research shows Fonte:“To blog or not to blog”– o que está fazendo a academia. SciELO em Perspectiva. [viewed 18 December 2013]. Available from: http://blog.scielo.org/blog/2013/12/06/to-blog-or-not-to-blog-o-que-esta-fazendo-a-academia/