Programa Nacional de Imunizações completa 50 anos

Setembro/2023

O Programa Nacional de Imunizações completou 50 anos!

Criado em 18 de setembro de 1973, o programa eliminou doenças que causavam milhares de vítimas no país e tornou-se referência mundial em vacinação.

Em 2003, em comemoração aos então 30 anos do PNI, a revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos lançou o suplemento temático Imunização no Brasil  – história e perspectivas (v. 10, supl. 2, 2003), editado pelos pesquisadores da Fiocruz Nísia Trindade Lima – atual ministra da Saúde -, Nara Azevedo, Carlos Fidelis Ponte e Akira Homma, que assinam a Carta dos Editores Convidados.

José Gomes Temporão

O número especial de HCS-Manguinhos que em 2023 completa 20 anos de publicação traz o artigo O Programa Nacional de Imunizações (PNI): origens e desenvolvimento, de José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde (2007-2010), na época pesquisador titular da Fiocruz. 

Também vale revisitar o artigo Vacinas e campanhas: as imagens de uma história a ser contada, de Ângela Pôrto e Carlos Fidelis Ponte, também pesquisadores da Fiocruz. Para a seção Imagens do suplemento de 2003, os autores selecionaram duas coleções de imagens para a compreensão da história das políticas de imunização no Brasil entre o início do século 20 e o início dos anos 1970.

Clique para a acessar o artigo em acesso aberto

Em entrevista à Agência Fiocruz de Notícias para reportagem sobre os 50 anos do PNI, Akira Homma, que está na Fiocruz desde 1968 e já foi seu presidente, afirmou que é preciso conscientizar as pessoas da necessidade de protegerem a si próprios e também as famílias e as comunidades.

Akira Homma. Foto: Bernardo Portella

“Na década de 1970 a idade média de vida do brasileiro era de 45 anos. Com a vacinação e milhões de vidas salvas, essa média subiu para 75. Já foi de 77, mas caiu por causa da Covid-19. As vacinas aumentaram a qualidade e a expectativa de vida das pessoas e isso precisa ser sempre enfatizado. Todo cidadão deve ser responsável por levar essa informação adiante”, disse Homma, considerado um dos maiores especialistas do mundo em vacinas.

Hoje assessor científico sênior de Bio-Manguinhos, ele é coordenador do projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, que criou uma rede de colaboração envolvendo instituições nacionais e internacionais em torno da melhoria da cobertura vacinal. 

Confira o sumário do suplemento de HCS-Manguinhos sobre imunização no Brasil (v. 10, supl. 2, 2003) e leia todo o conteúdo, todo em acesso aberto na base SciELO.

Leia também no Blog de HCS-Manguinhos:

Nísia: ‘Perdemos a alta cobertura vacinal que já era normalizada’

Ministra da saúde, Nísia Trindade Lima lamenta retrocessos, lembra que Programa de Imunizações de 1973 erradicou a varíola