Historiadora estuda a medicalização do parto através dos manuais de obstetrícia

Março/2019

Manuais de obstetrícia do período estudado (1980-2011)

Quais cuidados, procedimentos e indicações de intervenções obstétricas aparecem descritos nos manuais de obstetrícia publicados no Brasil? Para responder à pergunta, a historiadora Lucia Regina de Azevedo Nicida estuda manuais de obstetrícia publicados no Brasil entre 1980 e 2011.

Na nota de pesquisa A medicalização do parto no Brasil a partir do estudo de manuais de obstetrícia, publicada em HCS-Manguinhos (v.25, n.4, out./dez. 2018), ela conta que na sua pesquisa de doutorado pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira/Fiocruz levantou questões como: qual a relação entre as orientações dadas e as evidências científicas existentes em cada período?; como tem se delineado a incorporação e exclusão das intervenções obstétricas identificadas?; quais atores compõem a cena do parto e qual função desempenham no processo?

Segundo Lucia, a obstetrícia chama para si a função de “ditar” regras e de responsabilizar-se pela tomada de decisão dos procedimentos relativos ao parto, mesmo em circunstâncias normais, o que tende a gerar situações assistenciais em que o obstetra terá o poder de conduzir a assistência sem que haja consulta ou discussão com a mulher ou com quaisquer outros atores que venham a fazer parte da cena do parto.

“Pretendo contribuir para a construção de uma assistência ao parto no qual a mulher e suas necessidades sejam o centro no processo de tomada de decisões sobre os cuidados, intervenções e procedimentos a serem dispensados no trabalho de parto e no parto”, afirma a autora.

Leia em HCS-Manguinhos:

A medicalização do parto no Brasil a partir do estudo de manuais de obstetrícia, artigo de Lucia Regina de Azevedo Nicida (v. 25, n. 4, out./dez. 2018)

Como citar este post: 

Pesquisa estuda a medicalização do parto através dos manuais de obstetrícia, Blog de História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Publicado em 25 de marco de 2019. Acesso em 25 de marco de 2019. Disponível em http://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/pesquisa-estuda-a-medicalizacao-do-parto-atraves-dos-manuais-de-obstetricia/