Neste Dia Nacional da Matemática, leia sobre matemáticas e matemáticos brasileiros!

Maio/2024

Instituído formalmente pelo Decreto de lei nº 12.835/2013, o Dia Nacional da Matemática – 6 de maio – visa reverenciar os profissionais matemáticos, estimular a educação matemática e incentivar o interesse pela matemática. A data homenageia o matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, codinome Malba Tahan, nascido em 6 de maio de 1895 no Rio de Janeiro. E para comemorar o Dia Nacional da Matemática, divulgamos artigos sobre matemáticas e matemáticos brasileiros publicados na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, confira!

Pessoal do Instituto de Matemática e Física da UFBA, 1960

As fundadoras do Instituto de Matemática e Física da Universidade da Bahia, de André Luís Mattedi Dias. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Volume 7, Nº 3, Fev 2001)

As mulheres tornaram-se a maioria do corpo docente de matemática da Faculdade de Física e do Instituto de Matemática e Física (IMF), fundado em 1960. O artigo conta a trajetória delas, inicialmente como estudantes, depois como assistentes, professoras, e, finalmente, fundadoras do IMF, com destaque para Martha Maria de Souza Dantas e Arlete Cerqueira Lima.

O Instituto de Matemática e Física da Universidade da Bahia: atividades matemáticas (1960-1968), de André Luís Mattedi Dias. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Volume 15, Nº 4, Dez 2008)

O artigo analisa os diversos interesses, representações, articulações, convencimentos e conflitos que envolveram o processo de implantação de Instituto de Matemática e Física da Universidade da Bahia entre 1960 e 1968.

Politécnicos ou matemáticos?, de Circe Mary da Silva. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Volume 13, Nº 4, Dez 2006)

As primeiras pesquisas matemáticas no Brasil foram realizadas por pessoas com formação politécnica, isto é, oriundos das Escolas Politécnicas. O artigo apresenta esboços biográficos e as principais contribuições de onze desses(as) pioneiros(as), que atuaram em escolas militares e politécnicas e nas faculdades de filosofia que surgiram a partir da década de 1930, no país, alguns simpatizantes e outros(as) não-simpatizantes do positivismo.