Necropolítica e Covid-19 no Brasil e na Índia em artigo no SciELO Preprints

Junho/2022

O artigo The Regulation of Necropolitics: Governmental Responses to COVID-19 in Brazil and India in the first year of the pandemic, de Marcos Cueto, Vivek Neelakantan e Gabriel Lopes, acaba de ser publicado no SciELO Preprints, em sua primeira versão (2022). O título em português é “A regulação da necropolítica: respostas governamentais à covid-19 no Brasil e na Índia no primeiro ano da pandemia”.

Resumo dos autores:

Nossa abordagem se baseia na noção de necropolítica do filósofo camaronês Achille Mbembe para examinar as respostas governamentais ao primeiro ano da pandemia de covid-19 no Brasil e na Índia, duas nações de renda média que geralmente não são comparadas. O artigo descreve o papel desempenhado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo primeiro-ministro Narendra Modi no agravamento da pandemia. Bolsonaro desprezou os conselhos médicos e enquadrou a covid-19 como a “gripezinha”.

Policial na Índia usando capacete em forma de coronavírus para dissuadir o público de sair durante o isolamento. Abril de 2020. (Imagem de domínio público, licença CC)

Modi, por outro lado, adotou formalmente o distanciamento social e um bloqueio nacional. Apesar das diferenças entre as abordagens brasileiras e indianas em relação à pandemia, em ambos os países as pessoas discriminadas permaneceram invisíveis.

Este artigo argumenta que as respostas divergentes da Índia e do Brasil à emergência da covid-19 foram uma questão de grau e não de natureza na regulação de uma política necropolítica que considerava alguns cidadãos como dispensáveis: negros e indígenas da Amazônia, no caso do Brasil; e a considerável minoria muçulmana, castas marginalizadas e trabalhadores migrantes, no caso da Índia. Enquanto as mortes devido à covid-19 atraíram visibilidade na mídia internacional, as mortes de pessoas desprivilegiadas no Brasil e na Índia não receberam atenção suficiente e foram misturadas a um tropo comum conforme o qual países em desenvolvimento são incapazes de cuidarem de si mesmos.

Acesse no SciELO Preprints:

The Regulation of Necropolitics: Governmental Responses to COVID-19 in Brazil and India in the first year of the pandemic, artigo de Marcos Cueto, Vivek Neelakantan e Gabriel Lopes, primeira versão (2022).