Biblioteca Nacional é tema do I Encontro Sociedade, Memória e Poder, em abril de 2023

Novembro/2022

Se você é estudante de graduação, mestrado ou doutorado e está desenvolvendo pesquisas sobre a Biblioteca Nacional e suas coleções, não perca essa chance: inscreva seu trabalho até 18 de novembro no I Encontro Sociedade, Memória e Poder, que ocorrerá na UFF, em Niterói, RJ, nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2023, com a temática “A Biblioteca Nacional: instituição, coleções e imaginário social”.

Clique para acessar o site

 

O objetivo do encontro – totalmente presencial! – é justamente reunir pesquisadores dedicados ao tema! Os trabalhos devem se enquadrar em ao menos um dos eixos temáticos propostos:

. Agentes, personagens e história institucional
. Ciência, técnica, preservação e difusão do acervo
. Coleções da biblioteca e a constituição de um patrimônio documental
. Ações editoriais e a biblioteca como espaço de pesquisa
. A Biblioteca Nacional e a cidade do Rio de Janeiro
. Bibliotecas nacionais na América Latina: trânsito, projetos e diálogos

As submissões devem ser realizadas pelo e-mail do grupo de pesquisa, sociedadememoriaepoder@gmail.com.
Mais informações no site https://sociedadememoriaepoder.wordpress.com

Sobre os idealizadores do I Encontro Sociedade, Memória e Poder:

Carlos Henrique Juvêncio (UFF) é professor adjunto da UFF, doutor (2016) e mestre (2014) em Ciência da Informação pela UnB e possui graduação em Biblioteconomia pela UNIRIO. Tem como temas de interesse a História da Bibliografia e da Documentação, além de realizar pesquisas e orientações sobre colecionismo, coleções e arquivos pessoais, memória e história do Brasil, história do livro e das bibliotecas, dentre outros. Carlos atuou na Biblioteca Nacional durante 7 anos de sua carreira, tendo lidado com coleções variadas na divisão de manuscritos, dentre elas, a de Lima Barreto, Martins Pena e Ernesto Senna.

Ana Paula Sampaio Caldeira é professora adjunta da UFMG, doutora em História pelo CPDOC/FGV (2015), mestre em História pela UFRJ (2007), licenciada e bacharel em História pela UFRJ (2004). Suas principais áreas de atuação e interesse são Ensino de História, Historiografia Brasileira e História dos intelectuais. Ana é também autora dos livros “O Bibliotecário Perfeito: o historiador Ramiz Galvão na Biblioteca Nacional” (Edipucrs/ FBN) e “Colecionar, escrever a história: a memória do Império Português legada por Diogo Barbosa Machado” (FBN).