Valorizando o conhecimento histórico para uma sociedade mais democrática

Dezembro/2022

Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz

“Resultados da aventura humana, a pesquisa e o ensino da história nos permitem alterar pontos de vista, defender de forma crítica as ciências em tempo de negacionismos e afirmar o valor do conhecimento histórico para a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva.” 

A colocação é de Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz e futura ministra da Saúde, anunciada hoje – 22/12/2022 – pelo presidente eleito Lula. O seu contexto é a Carta da Editora Convidada – ela – da novíssima edição da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 29, n. 4, out/dez 2022), que comemora os 21 anos do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC/Fiocruz). 

Pesquisadora da unidade e sua diretora durante a criação do PPGHCS, em 2001, Nísia Trindade Lima destaca a própria criação da COC/Fiocruz, em 1985, e o advento da revista HCS-Manguinhos, em 1994, como antecedentes fundamentais para a institucionalização do campo da história das ciências e da saúde ao longo das últimas décadas.

“Ao celebrar os 21 anos do PPGHCS, da Casa de Oswaldo Cruz, constatamos que os desafios da origem se mantêm atuais e ainda mais necessários. Não se trata de entender a história como mestre da vida e procurar as lições do passado. Trata-se, sim, de afirmar a imprescindibilidade do ofício do historiador para que a sociedade amplie sua perspectiva de análise dos processos sociais”, afirma Nísia em sua Carta.

Agradecemos imensamente pelas palavras a respeito da nossa revista HCS-Manguinhos e felicitamos Nísia em sua nova e desafiadora missão como ministra da Saúde a partir de 2023.

Acesse:

A história como janela para o futuro: os 21 anos do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde, Carta da Editora Convidada Nísia Trindade Lima (História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 29, n. 4, out/dez 2022)

Nísia Trindade Lima – conheça a trajetória da presidente da Fiocruz

Leia no Blog e na revista HCS-Manguinhos:

HCS-Manguinhos celebra 21 anos da Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Fiocruz