Unesco comemora Dia Internacional para Conservação dos Manguezais com projetos na América Latina

Julho/2022

Secretário-geral da ONU, António Guterres planta árvore de mangue no Suriname. Foto: Evan Schneider/ONU

Neste 26 de julho, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) comemora o Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema de Manguezais com projetos para proteger manguezais em sete países na América Latina: Colômbia, Cuba, Equador, El Salvador, México, Panamá e Peru. Segundo a Unesco, o projeto não só trará oportunidades econômicas para as comunidades locais, mas também a troca de conhecimento entre as populações locais e indígenas e a comunidade científica. Saiba mais e ainda mais em espanhol.

Clique na foto para acessar o artigo sobre o projeto de reflorestamento de manguezais em Niterói

A revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos tem pelo menos três artigos publicados que abordam a importância dos manguezais. Os dois mais recentes ganharam destaques no Blog (links abaixo).

O primeiro, publicado em 2003, antes da existência do blog e das redes da revista, é a nota de pesquisa Reflorestamento de manguezais e o valor de resgate para o seqüestro de carbono atmosférico, de Sérgio de Mattos Fonseca e José Augusto Drummond. No texto, os autores já afirmavam a relevância do reflorestamento de manguezais para projetos de sequestro de carbono atmosférico, dentro dos princípios do mecanismo de desenvolvimento limpo, definidos em arenas técnicas e políticas internacionais na Convenção de Mudanças Climáticas. Eles descrevem um projeto de pesquisa então em andamento, que inclui estudo de caso na laguna de Itaipu (Niterói, RJ), cujo objetivo era selecionar e fazer medições preliminares de parâmetros ecológicos e socioambientais relevantes para a valoração econômica e financeira dos benefícios do reflorestamento. 

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Os manguezais e nós: obra de Marta Vannucci é tema de artigo em HCS-Manguinhos

Considerada uma das mais importantes cientistas brasileiras, com diversos artigos e livros publicados, sua trajetória é tema de artigo de Alex Gonçalves Varela, professor do Departamento de História da Uerj
 

No meio do caminho havia um mangue

Artigo analisa os impactos ambientais da construção da estrada PA-458, que aterrou 26 quilômetros de manguezal entre a cidade Bragança e a praia de Ajuruteua, no nordeste do Pará
 
 

Leia na revista HCS-Manguinhos:

“Uma dádiva das marés”: os estudos sobre manguezais da cientista Marta Vannucci em sua trajetória internacional, 1969-1989, artigo de Alex Gonçalves Varela (HCS-Manguinhos, v. 27 n. 1, jan/mar 2020)

No meio do caminho havia um mangue: impactos socioambientais da estrada Bragança-Ajuruteua, Pará, artigo de Marcus Vinicius Cunha Oliveira e Márcio Couto Henrique (HCS-Manguinhos, v. 25, n.2, abr/jun 2018)

Reflorestamento de manguezais e o valor de resgate para o seqüestro de carbono atmosférico, artigo de Sérgio de Mattos Fonseca e José Augusto Drummond, (HCS-Manguinhos, v. 10, n. 3, dez 2003)