Novembro/2020
“Trincheira epistemológica, arena de saberes: o Antropoceno pela história das ciências” é o tema da palestra do historiador André Felipe Cândido da Silva, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, nesta quarta-feira, 4 de novembro de 2020, no segundo encontro do Curso de Extensão “As muitas vozes do Antropoceno: debates em ciência, cultura, natureza e sociedade”.
Coordenado pelo professor André Carvalho (IHAC-UFBA), o curso é transmitido ao vivo e tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, atores sociais, ativistas e profissionais de causas ligadas aos debates do Antropoceno, mas também é aberto ao público em geral. Os encontros serão às quartas-feiras, das 15h às 17h30. Incrições e informações em https://forms.gle/yXhzkCE5AXkxhLs9A
Para assistir as palestras sem se inscrever previamente, acesse https://www.youtube.com/user/ihacmiltonsantos
Programação:
21/10 – A quem pertence o mundo? O Antropoceno e a teia múltipla dos viventes (abertura do curso) – André Carvalho (IHAC-UFBA), coordenador do curso
(disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fwTzeZdCoVY&t=7881s)
04/11- Trincheira epistemológica, arena de saberes: o Antropoceno pela história das ciências – André Felipe Cândido da Silva (COC-Fiocruz)
18/11- Um novo mundo, um novo ciclo da humanidade – Biraci Nixiwaka Yawanawa (BIra Yawanawa), guardião espiritual e liderança política do povo Yawanawa (T.I. Rio Gregório, Acre) – com Felipe Milanez (IHAC-UFBA)
25/11 – A “crise ambiental” como engrenagem do Asili ocidental – Karine Narahara – coordenadora do Núcleo de Estudos Ameríndios do Laboratório Geru Maa de Africologia e Filosofia Ameríndia (IFCS/UFRJ)
02/12 – O especismo como injustiça social – Fabio Oliveira (Departamento de Ciências Humanas – Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior – UFF)
09/12 – (Debate sobre o filme “Avatar”, de James Cameron (fechamento do curso) – André Carvalho (IHAC-UFBA), coordenador do curso
Leia no Blog de HCS-Manguinhos:
A pandemia de coronavírus e o Antropoceno
André Felipe Cândido da Silva e Gabriel Lopes escrevem para o especial da Casa de Oswaldo Cruz: “Diferentemente de catástrofes que extinguiriam indistintamente todas as formas de vida, a Covid-19 atinge especificamente os humanos.”
Harald Sioli e a esquistossomose na Fordlândia, 1950
O historiador André Felipe Cândido da Silva revela as descobertas do limnologista alemão em workshop sobre doenças tropicais na Fiocruz
Leia em HCS-Manguinhos:
Ferrovias, doenças e medicina tropical no Brasil da Primeira República, artigo de Jaime Larry Benchimol e André Felipe Cândido da Silva (vol.15 n.3 jul/set. 2008)