Workshop sobre doenças tropicais terá transmissão ao vivo

Junho/2015

Será transmitido ao vivo o workshop Doenças Tropicais na América Latina e no Caribe: uma perspectiva Histórica, de 1 a 3 de julho, de 9h30 às 17h, no auditório do Museu da Vida, na Fiocruz.

doencas_tropicais_workshop

O workshop integra o projeto Políticas e Práticas de Saúde Pública no Caribe e na América Latina: uma Perspectiva Histórica, resultado de parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e a Universidade de York, com financiamento da British Academy. O evento faz parte de uma série de workshops internacionais que exploram conhecimentos e práticas relacionadas à história da saúde e da medicina tropical na América Latina e no Caribe do século 18 à atualidade.

O encontro de três dias tem como objetivo discutir aspectos relacionados a doenças como malária, leishmaniose, esquistossomose, febre amarela e outras enfermidades que afetam a população da região nos períodos colonial e pós-colonial. O workshop terá também como foco os estudos clínicos, laboratoriais e epidemiológicos dessas doenças e os métodos institucionais adotados para lidar com essas enfermidades. No evento, profissionais de diversas áreas do conhecimento das Américas e da Europa discutirão questões relacionadas à historicidade e à pertinência do conceito de medicina tropical.

Para assistir a transmissão ao vivo, acesse este link, preencha o campo com o seu nome e entre como convidado. Consulte também a programação e informações gerais.

Fonte: Casa de Oswaldo Cruz

Leia em HCS-Manguinhos:

Medicina tropical nos séculos XIX e XX
Na carta do editor de HCS-Manguinhos (vol.21, no.2, abr./jun. 2014), Jaime Benchimol rememora encontro de especialistas brasileiros e portugueses em Lisboa em 2012. Parte dos trabalhos apresentados no evento estão publicados na edição da revista.

Ferrovias, doenças e medicina tropical no Brasil da Primeira República, artigo de Jaime Larry Benchimol e André Felipe Cândido da Silva (set 2008, vol.15, no.3)

Sobre malária:

Malária como doença e perspectiva cultural nas viagens de Carlos Chagas e Mário de Andrade à Amazôniaartigo de Nisia Trindade Lima e André Botelho.  (v.20, n.3, jul.-set 2013)

As representações da malária na obra de João Guimarães Rosa, artigo de Norinne Lacerda-Queiroz, Antônio Queiroz Sobrinho e Antônio Lúcio Teixeira (jun 2012, vol.19, no.2).

Dossiê Malária (abr. jun. 2011)

A malária em foto: imagens de campanhas e ações no Brasil da primeira metade do século XX,  Gilberto Hochman, Maria Teresa Bandeira de Mello e Paulo Roberto Elian dos Santos (2002, vol.9)

Sobre doença de Chagas:

Doença de Chagas, doença do Brasil, artigo de Ivan da Costa Marques. (vol.20, no.1, mar 2013)

Carlos Chagas e os debates e controvérsias sobre a doença do Brasil (1909-1923), artigo de Simone Petraglia Kropf (vol.16, suppl.1, jul 2009)

A viagem científica de Neiva e Penna: roteiro para os estudos das doenças do sertão, artigo de Joffre Marcondes de Rezende (vol.16, supl.1, jul 2009)

Fotografia e valor documentário: o arquivo de Carlos Chagas, artigo de Aline Lopes de Lacerda (vol.16, supl.1, jul 2009)

No coração do Brasil, uma capital saudável – a participação dos médicos e sanitaristas na construção de Brasília (1956-1960), artigo de Tamara Rangel Vieira  (vol.16, supl.1, 2009)

The reception by French physicians of Chagas’ discovery of Trypanosoma cruzi and American trypanosomiasis (1909-1925), artigo de Gabriel Gachelin and Annick Opinel (vol.16, supl.1, jul 2009)

The discovery of Trypanosoma cruzi and Chagas disease (1908-1909)tropical medicine in Brazil, artigo de Simone Petraglia Kropf e Magali Romero Sá (vol.16, supl.1,  jul 2009)

Sobre dengue:

Dengue no Brasil. Keyla Marzochi et al. (vol.5, n. 1, jun 1998)

Sobre leishmaniose:

Sobre a origem e dispersão das leishmanioses cutânea e mucosa com base em fontes históricas pré e pós-colombianas, artigo de Alfredo J. Altamirano-Enciso, Mauro C. A. Marzochi, João S. Moreira, Armando O. Schubach e Keyla B. F. Marzochi (vol. 10, n. 3, set/dez 2003)

Sobre esquistossomose:

História da descoberta da Biomphalaria occidentalis Paraense, 1981, artigo de Laïs Clark Lima (vol. 6, n. 2, jul/out 1999)

Leave a Reply