VIII Workshop de História Social da Saúde e da Doença na Argentina e América Latina será em Córdoba em outubro

Janeiro/2018

Será realizado em Córdoba, Argentina, de 10 a 12 de outubro de 2018, o VIII Workshop de História Social da Saúde e da Doença na Argentina e América Latina, com o tema “Processos de saúde, doenças e práticas de cura: abordagens interdisciplinares na construção do conhecimento”.

Organizado pelo Centro de Investigaciones y Estudios Sobre Cultura y Sociedad CIECS (Conicet y UNC) e pela Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Córdoba, o evento é de interesse de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de história, demografia, sociologia, medicina, enfermagem e outras correlatas.

Serão trabalhados eixos temáticos como processos de medicalização e profissionalização; gênero e saúde; condições de vida e de saúde; políticas estatais e de saúde; charlatanismo e práticas empíricas; conhecimento médico; psiquiatria e psicologia; saúde e doença na colônia; saúde global; treinamento sócio-histórico em profissionais de saúde; doenças antigas e novas; e o legado da reforma universitária.

O ano de 2018 marca o centésimo aniversário da Reforma Universitária, para a qual a Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Córdoba teve importante papel. Também se relembra o surgimento da gripe espanhola, pandemia que matou entre 50 e 100 milhões de pessoas e se tornou um importante tema de estudo para pesquisadores de todos o mundo.

Na pauta do próximo encontro estão debates sobre medicina e política, pandemias que afligem as sociedades do passado e do presente e processos ligados à desigualdade de gênero. Serão realizadas mesas redondas com especialistas argentinos e estrangeiros que colocarão essas questões em debate.

Envio de resumos até 25 de março de 2018. Apresentação dos trabalhos até 1º de agosto de 2018.

Todos os resumos e trabalhos (até 3 por autor) serão avaliados por uma Comissão e devem ser enviados por este link: http://bit.ly/resumenestaller

Leave a Reply