Sorriso perfeito, sinal de saúde

Fevereiro/2018

Aula sobre higiene dentária em 1934

A busca pela perfeição do sorriso foi um símbolo do esforço conjunto de médicos, odontólogos, professores, pais, políticos e autoridades brasileiras pela construção de uma “nova nação” nas primeiras décadas do século XX. Diversos meios de comunicação – de revistas científicas e manuais pedagógicos ao rádio – promoviam a importância da boca e o sorriso saudáveis.

No artigo “Para maior glória do nosso Brasil”: educação e cuidados para a saúde bucal infantil, 1912-1940, publicado em HCS-Manguinhos, Iranilson Buriti de Oliveira, professor do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande, e Maria Izilda S. Matos, professora da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, contam que muitas estratégias foram utilizadas para destacar a questão dentária como fundamental para a saúde da criança e dos adultos e para a construção de uma “raça forte”, destinada a produzir progresso. Além da implantação de gabinetes dentários em escolas em todas as regiões, professores e odontólogos realizavam cruzadas profiláticas e concursos de bons dentes, que disseminavam a necessidade de cuidados para a cura e prevenção das doenças que atacavam as crianças (cáries, infecções bucais, tuberculose, sífilis, herpes) e difundiam padrões de saúde e beleza associando os cuidados do corpo com preceitos como disciplina, regularidade e racionalidade no uso adequado do tempo.

“Os dentistas foram agentes decisivos na difusão da ‘ciência odontológica moderna’, presentes nas escolas e em diversas instituições, atuando em atividades educativas, bem como no âmbito de ações e lutas por políticas públicas que reconhecessem as questões de saúde bucal. A busca pela perfeição da beleza do sorriso e da boca envolvia dinâmicas sociais, rupturas culturais, reconfigurações de gênero e de geração”, afirmam os autores.

Leia em HCS-Manguinhos:

“Para maior glória do nosso Brasil”: educação e cuidados para a saúde bucal infantil, 1912-1940, artigo de Iranilson Buriti de Oliveira e Maria Izilda S. Matos (vol.25 n.4 out./dez. 2018)

Como citar este post:

Sorriso perfeito, sinal de saúde, Blog de História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Publicado em 7 de fevereiro de 2019. Acesso em 7 de fevereiro de 2019. Disponível em www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/sorriso-perfeito-sinal-de-saude/