Sociedade Brasileira de História da Ciência lança nota em defesa da democracia

Abril/2016

A Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) lançou uma “nota em defesa da democracia”:

“A SBHC vem se somar a associações científicas, universidades, organizações civis, sindicatos, movimentos sociais, artistas, intelectuais, professores, estudantes, cientistas, jornalistas, juristas, profissionais liberais, e milhões de cidadãos brasileiros, e se manifestar em defesa do estado de direito e da democracia.

Neste momento de extrema gravidade da vida nacional, de crise econômica e emergência sanitária, repudiamos a instrumentalização da crise política para reversão dos resultados das últimas eleições majoritárias. Repudiamos também a criminalização e a judicialização da política, as tentativas de implementação de estado de exceção no país, o desrespeito aos direitos individuais e o estímulo à polarização ideológica pelos oligopólios de comunicação. É com preocupação que temos assistido a agressões verbais e físicas a pessoas por suas simpatias políticas e filiações partidárias, a divulgação indiscriminada de conversas privadas e sua interpretação difamatória como provas de delitos e ofensas públicas, a repressão policial a manifestações estudantis, sindicatos e líderes de movimentos sociais. É com indignação que acompanhamos a condução do processo do impeachment no Congresso Nacional por parlamentar que é réu na Suprema Corte do país.

A SBHC se coloca ao lado dos brasileiros que apoiam as investigações para salvaguarda do interesse público, mas com atenção inequívoca à presunção da inocência e à apartidarização das ações judiciais. Defendemos o respeito à Constituição e à manifestação popular pelo voto, a legalidade institucional, a imprensa plural, a liberdade de expressão e o equilíbrio entre os poderes da República. A luta contra a corrupção não pode ser incompatível com a tolerância à divergência de ideias e a defesa intransigente da estabilidade democrática no Brasil.

Diretoria e Conselho da SBHC
Abril de 2016″

Leave a Reply