Sobre nós

História, Ciências, Saúde – Manguinhos é uma publicação trimestral da Casa de Oswaldo Cruz, uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz dedicada a pesquisa, ensino e divulgação da história das ciências e da saúde e a gestão e preservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde e da memória da Fundação.

A revista foi lançada em julho de 1994. Passou a publicar versão digital em 1998 e ingressou no Portal SciELO em 2000. Acolhe trabalhos em português, espanhol e inglês, cuja submissão é realizada on-line, sem cobrança de nenhuma taxa. Desde 2006, publica na versão digital a tradução para o inglês de alguns manuscritos submetidos em português ou espanhol. Além dos quatro números regulares, a revista publica de um a dois números especiais por ano, que circulam nas formas impressa e digital.

HistóriaCiênciasSaúde – Manguinhos divulga trabalhos que abordam a saúde e as ciências da vida em perspectiva histórica, nas variadas vertentes que lidam com as práticas de saúde e de produção do conhecimento nas dimensões social, política e cultural. Também veicula trabalhos na área de divulgação científica e de preservação e gestão do patrimônio cultural das ciências e da saúde.

Publica artigos e notas de pesquisa (avulsos e em dossiês), entrevistas, resenhas de livros e produções digitais, documentos e imagens de valor histórico, que apresentem caráter inédito. Todo o conteúdo do periódico está disponível online, em acesso aberto e gratuito.

Atualmente a revista é classificada pelo sistema brasileiro de avaliação de periódicos Qualis-Capes, como A1 nas áreas de História, Sociologia, Interdisciplinar e Educação, e como A2 nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Artes, Ciência Política e Relações Internacionais, Comunicação e Informação, Ensino, Planejamento Urbano e Regional/Demografia e Serviço Social. É integrante do Cope (Committee on Publication Ethics).

A abreviatura de seu título é Hist. cienc. saude-Manguinhos, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e legendas e referências bibliográficas.

Página no Scielo   

Editores André Felipe Cândido da Silva e Marcos Cueto 

executiva Roberta Cardoso Cerqueira 

Equipe do Blog

Editores de conteúdo André Felipe Cândido da Silva, Marcos Cueto, Roberta Cardoso Cerqueira, Marina Lemle, Vivian Mannheimer e Camilo Papi 

Revisores Mônica S. Auler, Vinícius Renaud e Miriam Junghans