Sobre nós

História, Ciências, Saúde – Manguinhos é uma publicação trimestral da Casa de Oswaldo Cruz, uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz dedicada à documentação, pesquisa e museotecnia em história das ciências e da saúde.

História, Ciências, Saúde – Manguinhos foi lançada em julho de 1994. O perfil da revista é dado, em suas linhas gerais, pelo trinômio história – ciências – saúde. História, nessa equação, não indica propriamente a disciplina e sim a opção por uma perspectiva, um modo de observar, interpretar e agir que é partilhado por várias especialidades acadêmicas e profissionais. Saúde opera como marca de distinção: circunscreve um universo de objetos possíveis e, ao mesmo tempo, define o lugar em que nos achamos, enquanto sujeitos de conhecimento e atores sociais. Ciências vem sempre no plural. Por serem múltiplos os campos disciplinares que lidam com os processos de vida e morte, por ser a polivalência uma característica da instituição a que pertencemos e por ser a interdisciplinaridade condição sine qua non ao avanço dos conhecimentos tanto em ciências da vida como em ciências sociais.

O projeto gráfico da versão impressa utiliza elementos arquitetônicos do lugar que lhe empresta o nome, o castelo mourisco, sede da Fundação Oswaldo Cruz, marco na história da ciência e um dos mais belos remanescentes do ecletismo brasileiro. Afinal, buscamos coisa parecida: amalgamar leitores e colaboradores de campos profissionais diversos – história, medicina, sociologia, saúde pública, antropologia, filosofia… profissionais, enfim, que não receiam a tendência mais notável dos tempos atuais: o fim do isolamento entre as múltiplas formas de conhecimento.

A abreviatura de seu título é Hist. cienc. saude-Manguinhos, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e legendas e referências bibliográficas.

Página no Scielo

 

Editores
André Felipe Cândido da Silva e Marcos Cueto

Editora executiva
Roberta Cardoso Cerqueira

Equipe do Blog

Editores de conteúdo
André Felipe Cândido da Silva, Marcos Cueto, Roberta Cardoso Cerqueira, Marina Lemle, Vivian Mannheimer e Camilo Papi

Revisores
Mônica S. Auler, Vinícius Renaud e Miriam Junghans