Site divulga trabalho de Alfred Wallace

Maio/2013

Sofia Moutinho | Ciência Hoje Online

Resgate justo

A página sobre Wallace na internet diponibiliza seu trabalho completo
por meio de imagens, manuscritos e publicações. (foto: reprodução)

Em meio à selva da ilha Ternate, na Indonésia, durante um acesso de febre causada por malária, o naturalista inglês Alfred Russel Wallace teve o insight que mudou a história da biologia e da ciência: a teoria da seleção natural. Estranhou a história? Esperava o nome de Darwin? Wallace ficou esquecido por muito tempo, mas também merece o crédito por criar, paralelamente a Darwin, a teoria que explica a evolução das espécies. Para recolocar a coautoria na história, foi lançado o site Wallace Online, que disponibiliza o trabalho completo do naturalista.

O projeto, criado a partir de uma doação anônima e dirigido pelo historiador da ciência John van Wyhe, da Universidade de Cingapura, reúne 22 mil imagens de pinturas, desenhos e mapas (alguns inéditos) e 28 mil páginas de documentos e manuscritos de Wallace. Wyhe também é o responsável pela página Darwin Online que abriga material sobre aquele que ganhou mais fama com a descoberta.

Segundo o pesquisador, a página dedicada a Wallace chega para marcar os 100 anos de sua morte – completados no ano que vem – e também para trazer mais reconhecimento para o naturalista. “Wallace certamente merece ser mais conhecido e com o trabalho completo dele reunido on-line para qualquer pessoa ver e baixar de graça, acredito que isso vai acontecer”, diz Wyhe.

Leave a Reply