Semana Sergio Arouca – 59º aniversário da ENSP

Agosto/2013

folder_semana_sergio_aroucaEm 3 de setembro de 2013, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) comemorará seu 59º aniversário. Neste mesmo ano, celebram-se os 25 anos da Constituição Brasileira. Promulgada em 5 de outubro de 1988, a Carta Magna tem, no capítulo acerca da seguridade social, a seção “Da Saúde”, que define, em cinco artigos, os preceitos fundamentais para assegurar a saúde. Nessa seção, define-se o papel do Estado, que tem o dever de garantir a saúde à população brasileira, com acesso universal aos bens e serviços por meio de um Sistema Único de Saúde (SUS) descentralizado, integral e com participação social. Esse texto constitucional foi a expressão da luta política que mobilizou técnicos, intelectuais, profissionais de saúde e o conjunto de movimentos sociais comprometidos com a Reforma Sanitária no Brasil. Sergio Arouca, que engrandece nossa Escola com seu nome, foi um dos principais artífices na formulação e na ação política desse processo. Assim, é importante lembrar que este ano também marca uma década de seu falecimento, ocorrido em 2 de agosto de 2003.

Os desafios apresentados, hoje, para os avanços necessários da Reforma Sanitária – diante da crise internacional, da turbulência dos movimentos sociais e das investidas das forças que defendem os interesses privados no interior do SUS, que nada têm a ver com o bem-estar da população – exigem que nossa Escola reafirme seu papel histórico. Esse papel a insere nos esforços para a consolidação de um sistema de saúde de caráter público, universal, integral e humanizado. Portanto, lembraremos, em conjunto, estas três datas: o 59º aniversário da ENSP, os 25 anos da criação do SUS e os 10 anos sem Arouca.

A Semana Sergio Arouca, cujo tema é ENSP: pensamento crítico em saúde – A Reforma Sanitária em questão, terá quatro dias de atividades. Durante o evento, mesas-redondas discutirão o contexto da 8ª Conferência Nacional de Saúde, a crise atual do SUS e o papel dos movimentos sociais nas políticas de saúde. Rodas de conversas, com a participação dos alunos, debaterão temas como violência e racismo e as últimas medidas do governo diante da crise na saúde. Também haverá uma exposição fotográfica com registros de importantes momentos da luta pela saúde daquele período histórico. No último dia, encerraremos com a tradicional formatura dos alunos do mestrado e doutorado da Escola.

Convidamos alunos, professores e demais funcionários para participar da Semana Sergio Arouca.

Saudações a todos,
Hermano Castro
Diretor da ENSP

Visite aqui o site do evento para maiores informações

Leave a Reply