SBPC reúne propostas de candidatos para a ciência, tecnologia, inovação e educação

5 de outubro/2018

O seu candidato apoia a ciência?

Para que as pessoas possam conhecer os posicionamentos dos candidatos à Presidência e ao Legislativo com relação a políticas públicas para educação, ciência, tecnologia e inovação, e para que possam cobrar esses compromissos daqueles que forem eleitos, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) criou o Observatório das Eleições 2018. Candidatos à presidência da República e mais de 150 candidatos ao Legislativo de 19 estados e do Distrito Federal manifestaram seus compromissos com as propostas levantadas pela comunidade científica de todo o País e apresentadas pela SBPC. Na sessão “Compromisso dos Candidatos”, candidatos ao Executivo e ao Legislativo divulgam seu posicionamento sobre temas ligados à comunidade científica e educacional brasileira.

Candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados receberam o documento “Compromissos para candidatos ao Legislativo em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)” e foram convidados a manifestar seu compromisso com as proposições gerais da SBPC pelo e-mail eleicoes2018@sbpcnet.org.br. Ao concordar com as propostas que constam do documento, o candidato se compromete a atuar, durante seu mandato, em prol destes pontos no Congresso Nacional, caso seja eleito. No site do Observatório das Eleições 2018, um mapa indica os estados cujos candidatos já responderam à SBPC, e, ao clicar nas unidades federativas, é possível conferir a lista com os nomes e números deles, organizados em ordem alfabética, sem menção a partidos.

Já aos candidatos à Presidência da República, o Observatório divulgou o documento “Compromissos em defesa da CT&I, da Educação, do Desenvolvimento Sustentável e da Democracia no País”. O site também reporta os debates que a SBPC realizou a partir de julho com os cinco primeiros candidatos presidenciáveis com maior intenção de votos nas pesquisas.

“É importante que a sociedade brasileira conheça os posicionamentos dos candidatos, vote com esse conhecimento e possa cobrar esses compromissos nos próximos anos”, afirma o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

Ainda sobre os presidenciáveis, o site disponibiliza ao público uma análise dos planos de governos protocolados por cada um deles no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Observando como essas propostas atendem às reivindicações da comunidade científica, a SBPC analisa o que os presidenciáveis planejam para a área de ciência, tecnologia e inovação.

Acesse o “Observatório das Eleições 2018” da SBPC

Informações: Jornal da Ciência/SBPC

Leave a Reply