Rio tem tradição nos estudos de história da ciência, afirma organizador de congresso internacional

Julho/2017

Centenas de historiadores da ciência de diversos países estão no Rio de Janeiro esta semana participando das atividades do 25º Congresso Internacional de História da Ciência e da Tecnologia, de 23 a 29 de julho, no Campus da UFRJ e no Museu de Ciências da Terra, na Praia Vermelha. É a primeira vez que o maior evento internacional da área é realizado no hemisfério Sul. O tema desta edição é “Ciência, Tecnologia e Medicina – entre o global e o local”.

Luiz Carlos Soares

O Blog de HCS-Manguinhos conversou com o historiador Luiz Carlos Soares (UFF), organizador do Congresso no Rio.

Qual a importância da realização deste congresso no Rio de Janeiro?

A nossa cidade tem toda uma tradição nos estudos de história da ciência, com cursos inteiramente devotados ao tema. A Casa de Oswaldo Cruz, da Fiocruz, tem o Programa de Pós Graduação em História das Ciências e da Saúde, e o Museu de Astronomia tem uma linha de pesquisa em história da ciência no Programa de pós-graduação em História da UniRio. Estas duas instituições envolvem grande parte da pesquisa na área em nosso país. Há ainda, no Rio, o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ, em São Paulo, cursos na Unicamp e na USP, na Bahia, na Federal em Salvador e na Estadual de Feira de Santana, e em outros estados.

Como foi o processo para trazer o Congresso para o Rio?

Foi um processo de cinco anos que começou quando o professor Olival Freire Jr., da UFBA, apresentou a ideia em 2012, numa assembleia de um seminário nacional da Sociedade Brasileira de História da Ciência em São Paulo. Foi elaborada uma proposta e apresentada no Congresso Internacional em Manchester, e nós fomos vencedores. Daí foi tratar de organizar o Congresso.

Gostaria de mandar uma mensagem aos participantes?

Desejo a todos os participantes que se divirtam e aproveitem a semana de intensos debates nesta grande feira da história da ciência.

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Historiadores de vários países participam do 25º Congresso Internacional de História da Ciência e da Tecnologia no Rio
Pela primeira vez, evento é realizado no hemisfério Sul

Time de HCS-Manguinhos participa do XXV Congresso Internacional de História da Ciência e da Tecnologia no Rio
Evento será de 23 a 29 de julho. Mesa na segunda-feira, 24, abordará os desafios que se colocam para os periódicos científicos de história da ciência e da saúde

A saúde no contexto global
Primeira edição de HCS-Manguinhos de 2015 traz os dossiês ‘Bioética e diplomacia em saúde’ e ‘Saúde internacional/saúde global’

Leave a Reply