Revistas de saúde pública em foco na edição comemorativa de Ciência & Saúde Coletiva

Julho/2015

CSCA importância das revistas de saúde pública e saúde coletiva para o SUS e para a ciência brasileira é o tema da edição de julho de 2015 da Revista Ciência & Saúde Coletiva, que celebra seus 20 anos.

Em dez artigos, editores-chefes falam sobre as suas publicações: a Revista de Saúde Pública; os Cadernos de Saúde Pública; a Revista Brasileira de Epidemiologia; a Interface; a Saúde e Sociedade; a Physis; a Revista Brasileira de Saúde Ocupacional; a Revista Saúde em Debate; a Revista de Epidemiologia e Serviços de Saúde e a Ciência & Saúde Coletiva. Há ainda uma nota sobre o Boletim Epidemiológico Paulista, uma das mais antigas fontes de comunicação do setor.

O editorial que abre o número, de Mengistu Asnake, presidente da Federação Mundial das Associações de Saúde Pública, enaltece a relevância da divulgação científica. O primeiro artigo, de Everardo Duarte Nunes, aborda a criação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o impacto da revista Ciência & Saúde Coletiva e do conjunto da produção científica da área. Destaca-se ainda o texto de Abel Packer, do Scielo, que mostra que a saúde pública é hoje uma das maiores responsáveis pelos índices de produtividade da ciência nacional e ressalta os desafios na área.

“Os leitores encontrarão uma vasta reflexão que evidencia a pujança da área, seus percalços e seu caminho rumo à internacionalização”, contam a editora chefe Maria Cecília de Souza Minayo e a assessora de comunicação Luiza Gualhano no press-release da edição.

Acesse o sumário

 

 

Leave a Reply