Regina Horta Duarte: ‘HCS-Manguinhos se mantém como a melhor revista da área de história no Brasil’

Junho/2019

Regina Horta Duarte

Para comemorar os 25 anos de História, Ciências, Saúde – Manguinhos, convidamos pessoas que fizeram parte dessa história a dar depoimentos sobre a revista. Hoje trazemos declarações preciosas de Regina Horta Duarte, professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais e criadora do canal Youtube As 4 Estações, veiculado pela Rádio UFMG (104,5) e dedicado à divulgação da História Ambiental para o público amplo.

“Eu não tenho certeza quando tive meu primeiro contato com esta excelente revista. Provavelmente, foi por volta de 2002, quando comecei a me dedicar à História da Ciência. Então novata nessa área, fiquei surpresa com a seriedade do processo editorial, marcado por um profissionalismo que ainda era incomum nas revistas da área de história publicadas no Brasil. História, Ciências, Saúde – Manguinhos teve um papel realmente pioneiro no aprimoramento de procedimentos de julgamento entre pares e de excelência de edição na área de História. Ela se mantém – em minha modesta opinião – como a melhor revista da área de história no Brasil. Tenho orgulho de ter publicado ali alguns artigos que, graças à excelência da edição, tiveram ampla circulação e bom impacto. Assim, a revista cumpre um papel relevante para autores e leitores desde sua fundação. Parabéns a todos que fizeram parte dessa história. Vida longa à História, Ciências, Saúde – Manguinhos!!!”

Leia no Blog de HCS-Manguinhos

HCS-Manguinhos comemora os seus 25 anos com workshop 
O presente e o futuro das publicações científicas de história serão a pauta de encontro de 26 a 28 de junho no Rio de Janeiro

Akira Homma: classificação máxima graças à excelência das publicações
O renomado epidemiologista da Fiocruz destaca a pontuação mais alta de HCS-Manguinhos no sistema Qualis-Capes (A1)

Paulo Gadelha: ‘História, Ciências, Saúde – Manguinhos é joia preciosa da Fiocruz’
Ex-presidente da Fiocruz dirigia a Casa de Oswaldo Cruz quando a revista foi lançada, em 1994

 

Cecilia Minayo: ‘Que outros 25 anos venham, pois a história não para’
“Há duas formas de avaliar uma publicação científica: sua periodicidade e adequação aos melhores parâmetros de produção; e seu conteúdo e contribuição para a ciência e a sociedade. HCSM cumpre maravilhosamente as duas funções, sendo preciosamente indispensável”.

Nara Azevedo: entusiasta da criação de uma revista única em seu campo
Quando foi diretora da Casa de Oswaldo Cruz, a pesquisadora conseguiu um orçamento específico para que a revista pudesse produzir versões de artigos em inglês, com o objetivo de lançar a revista em uma plataforma internacional

 

Nelson Sanjad: “HCS-Manguinhos contribuiu para a profissionalização do fazer editorial no Brasil”
Para o pesquisador, que é editor adjunto desde 2015, a influência exercida pela revista no cenário editorial brasileiro foi muito positiva para elevar o patamar de qualidade das revistas científicas na área das ciências humanas.

Depois do incêndio, registros de importância ímpar
Para Ricardo Ventura Santos, pesquisador titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e professor titular do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ, HCS-Manguinhos guarda registros de um tesouro perdido.

Bruno Leal: ‘A Manguinhos é uma joia dentre as publicações no campo da História’
Editor do Cafe História destaca o trânsito interdisciplinar e o trabalho competente da equipe de HCS-Manguinhos

 

Baixe a apresentação com depoimentos sobre os 25 anos de HCS-Manguinhos em PDF

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

‘E viva o julgamento por pares!’
Em editorial neste número de Varia Historia, Regina Horta Duarte defende o “tribunal de recursos” da lógica histórica

Leia em HCS-Manguinhos:

Entre medo e audácia: paradoxos da modernização brasileira, artigo de Regina Horta Duarte (vol.25, n.1, mar 2018)

Barth e a ilha da Trindade, 1957-1959, artigo de Regina Horta Duarte e Güydo Campos Machado Marques Horta (vol.19, no.3, set 2012)

História da ilha da Trindade evidencia desafios da preservação da natureza, artigo de Regina Horta Duarte (vol.19, no.3, set 2012)

História e biologia: diálogos possíveis, distâncias necessárias, artigo de Regina Horta Duarte (vol.16, no.4, dez 2009)

Sobre a história das culturas científicas, artigo de Mauro Lúcio Leitão Condé e Regina Horta Duarte (vol.14, no.1, mar 2007)

“Em todos os lares, o conforto moral da ciência e da arte”: a Revista Nacional de Educação e a divulgação científica no Brasil (1932-34), artigo de Regina Horta Duarte (vol.11, no.1, abr 2004)