Portal da Biblioteca Digital Luso-Brasileira disponibiliza acervos das bibliotecas nacionais do Brasil e de Portugal

Maio/2016

Clique para acessar

Clique para acessar o documento no portal da Biblioteca Digital Luso-Brasileira

Esta aquarela feita por Thomas Ender em 9 de abril de 1817 a bordo da fragata Áustria em sua viagem para o Rio de Janeiro, que retrata passageiros como os naturalistas viajantes Johann Baptist Spix e Karl Friedrich Philipp von Martius, é um exemplo do que se encontra no acervo do portal da Biblioteca Digital Luso-Brasileira, lançada em 10 de maio na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro.

A Biblioteca Digital Luso-Brasileira é resultado de um esforço conjunto das bibliotecas nacionais do Brasil e de Portugal para disponibilizar os acervos digitais das duas instituições num mesmo espaço virtual. Integram o acervo documentos históricos como a carta de abertura dos portos (1808) e a carta de D. João VI a seu filho, D. Pedro I (1822).

Além dos acervos digitais das duas bibliotecas e dos repositórios digitais nacionais gerenciados por elas – RNOD por Portugal e Rede Memória Virtual Brasileira –, integram a Biblioteca Digital Luso-Brasileira preciosidades como manuscritos dos séculos XVI e XVIII pertencentes ao Arquivo Histórico Ultramarino, levantados pelo projeto Resgate Barão do Rio Branco. Esse acervo trata da vida pública e privada dos habitantes das 18 capitanias, que atualmente correspondem a 22 estados brasileiros.

Acesse o portal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *