Pesquisa em história da medicina tropical recebe apoio da Faperj

Jaime Benchimol, editor da revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos

Jaime Benchimol

Jaime Larry Benchimol, editor científico da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos e professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), teve seu projeto “História da medicina tropical: febre amarela e outras doenças num enquadramento global” aprovado pelo Programa “Cientista do Nosso Estado 2014” da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Doutor em história, Benchimol é pesquisador titular da COC e tem mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Coppe (UFRJ).

luisamassarani_peqjpg

Luisa Massarani

Também foi aprovado o projeto da pesquisadora Luisa Massarani (Museu da Vida/COC/Fiocruz) intitulado “Educação não-formal e museus de ciência: um estudo sobre o impacto das exposições de ciência”. Graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio, Luisa tem pós-doutorado pela University College London, título obtido no ano passado. Desde 1987, realiza atividades de pesquisa em Divulgação Científica. Na COC, atua no Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, do qual foi diretora de 2009 a 2013.  Luisa também é diretora executiva da RedPOP-Unesco, a rede de popularização da ciência e da tecnologia para a América Latina e o Caribe.

Leia em HCS-Manguinhos: Medicina tropical nos séculos XIX e XX Jaime Benchimol rememora encontro de especialistas brasileiros e portugueses em Lisboa em 2012 na carta do editor da nova edição de HCS-Manguinhos. Domingos José Freire e os primordios da bacteriologia no Brasil. Benchimol, Jaime L., Jun 1995, vol.2, no.1 Adolpho Lutz and controversies over the transmission of leprosy by mosquitoes. Benchimol, Jaime L. and Sá, Magali Romero, 2003, vol.10, suppl.1 Bertha Lutz e a construção da memória de Adolpho Lutz. Benchimol, Jaime L. et al. Abr 2003, vol.10, no.1 Dossiê Malária A ciência e seus públicos Divulgação e controvérsias científicas estão entre os temas discutidos neste suplemento da revista. Suplemento de HCS-Manguinhos que teve Luisa Massarani como editora.

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Redes sociais e periodismo científico: desafios aos editores Em entrevista ao Blog do Scielo, Jaime Benchimol, editor de HCS-Manguinhos, afirma que as publicações online são um ‘must’. Um editor entre blogs e uma velha Olivetti Por que a revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos está lançando um blog e mídias sociais? O editor Jaime Benchimol coça a cabeça e admite: é preciso acompanhar as mudanças do mundo. ‘Divulgação científica não é apenas transmitir conteúdos científicos a uma população supostamente leiga’ Luisa Massarani, organizadora da 13 ª Conferência Internacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (PCST 2014), fala sobre a relevância do evento. ‘A forma como a ciência e o cientista são representados pela mídia pode ser aprimorada’ Luisa Massarani desenvolve intenso trabalho em divulgação científica, campo ao qual se dedica desde 1987.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *