Os desafios para o século XXI das revistas de história da ciência e da medicina

Julho/2016

A proposta de simpósio “Os desafios do século XXI para revistas sobre história da ciência e da medicina”, do editor de História, Ciências, Saúde – Manguinhos Marcos Cueto e do editor de Medical History Sanjoy Bhattacharya, foi aprovada para o 25º Congresso Internacional de História da Ciência e da Tecnologia, que será realizado no Rio de Janeiro de 23 a 29 de julho de 2017. O tema central do Congresso é “Ciência, tecnologia e medicina entre o global e o local”.

Neste simpósio, 15 editores de revistas de história de medicina e de ciência de diferentes países discutirão os melhores meios de reforçar perspectivas acadêmicas para a publicação de artigos e resenhas em revistas acadêmicas em uma era globalizada, orientada para internet. Os oradores irão descrever suas experiências, problematizar desafios hoje enfrentados pelo setor, propor perguntas gerais sobre como melhorar colaborações, internacionalização e acesso e analisar as vantagens e desvantagens do multilinguismo e do acesso aberto.

O simpósio vai ajudar a entender melhor as preocupações e exigências de autores, revisores e editores, os objetivos dos publishers e financiadores, medições de fator de impacto, requisitos de indexação e de banco de dados, a imposição de vários exercícios de classificação e os desafios de iniciativas digitais e de mídias sociais, tais como Facebook, Twitter e blogs.

Nascer do Sol nos EUA visto pelo astronauta Scott Kelly da Estação Espacial Internacional

Revistas de história da ciência e da medicina enfrentam desafios do século XXI.
Na foto do astronauta Scott Kelly, da Nasa, o nascer do Sol visto da Estação Espacial Internacional.

 

Leave a Reply