O índio em duas décadas de HCS-Manguinhos

Abril/2018

Índios Bororo, 1880, foto de Marc Ferrez, Coleção Gilberto Ferrez, acervo do Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro

A temática indígena aparece em diversas edições de HCS-Manguinhos ao longo das últimas duas décadas. Para comemorar o Dia do Índio, selecionamos alguns artigos que merecem releitura.

Em ‘O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio’, publicado em março de 2011, Fernando de Tacca aborda uma série de reportagens publicadas entre 1944 e 1949 na revista O Cruzeiro sobre a Expedição Xingu-Roncador. Dez anos antes, em 2001, Marcos Morel também publicou em HCS-Manguinhos um artigo sobre índios e fotografia: Cinco imagens e múltiplos olhares: as ‘descobertas’ sobre os índios do Brasil e a fotografia do século XIX.

Já no artigo Novas raças, novas doenças: a possibilidade colonizadora por meio da mistura racial em History of Brazil (1810-1819) de Robert Southey (v.23, supl.1, Dez/2016), a professora Flávia Florentino Varella, da UFSC, destaca que o autor viajante via como positiva a mistura de raças do indígena com a do português, que gerava o mameluco, mais do que outras misturas.

Em Comunidade sateré-mawé Y’Apyrehyt: ritual e saúde na periferia urbana de Manaus (vol.18, no.3, set 2011), João Bosco Botelho e Valéria Augusta C.M. Weigel revelam como a comunidade composta por 67 pessoas, entre adultos e crianças, sobrevivem dos rendimentos advindos dos turistas que pagam para ver o Ritual da Tucandeira e da venda de artesanato. Leia estes e outros artigos em acesso aberto.

Leia em HCS-Manguinhos:

A abordagem historiográfica dos séculos XIX e XX sobre a atuação de médicos e boticários jesuítas na América platina no século XVIII – artigo de Eliane Cristina Deckmann Fleck (vol.21 n.2  abr./jun. 2014)

A emergência da medicina tradicional indígena no campo das políticas públicas, artigo de Luciane Ouriques Ferreira (vol.20, no.1, jan./mar. 2013)

O Sesp nunca trabalhou com índios”: a (in)visibilidade dos indígenas na atuação da Fundação Serviços de Saúde Pública no estado do Amazonas, artigo de Amandia Braga Lima Sousa e Júlio César Schweickardt (vol.20, no.4, dez 2013)

Evidências de medicina mestiça em obra escrita por irmão jesuíta na América meridional do século XVIII – Artigo de Eliane Cristina Deckmann Fleck e Roberto Poletto (vol.19, no.4/Dez 2012)

O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio, artigo de Fernando de Tacca (vol.18, no.1, mar. 2011)

Aspectos socioculturais de vacinação em área indígena, artigo de Luiza Garnelo (vol.18, n.1, mar. 2011)

Comunidade sateré-mawé Y’Apyrehyt: ritual e saúde na periferia urbana de Manaus, artigo de João Bosco Botelho e Valéria Augusta C.M. Weigel (vol.18, no.3, set 2011)

‘Formidável contágio’: epidemias, trabalho e recrutamento na Amazônia colonial (1660-1750), artigo de Rafael Chambouleyron, Benedito Costa Barbosa, Fernanda Aires Bombardi e Claudia Rocha de Sousa (vol.18, no.4, dez 2011)

Ñande Ru Marangatu: a judicialização da luta pela terra indígena e o papel do cientista, artigo de Thiago Leandro Vieira Cavalcante (vol.17, no.2, Jun 2010)

O mundo e o conhecimento sustentável indígena, artigo de André Fernando (vol.14, supl.0, dez 2007)

Cosmologia, ambiente e saúde: mitos e ritos alimentares Baniwa, artigo de Luiza Garnelo (v.14  supl.0, dez. 2007)

Globalização e ambientalismo: etnicidades polifônicas na Amazônia, artigo de Luiza Garnelo e Sully Sampaio (vol.12, n.3, 2005)

Caminhos percorridos pelo dr. Jorge Clarke Bleyer nos campos da medicina tropical e da pré-história brasileira, artigo de Terezinha de Jesus Thibes Bleyer Martins Costa (vol.10, n.1, abr 2003)

Cinco imagens e múltiplos olhares: as ‘descobertas’ sobre os índios do Brasil e a fotografia do século XIX, artigo de Marcos Morel (vol. 8, supl.0, 2001)

Leia no blog de HCS-Manguinhos:

Antropóloga defende diálogo para articular medicinas indígenas e sistema de saúde – Entrevista com Luciane Ouriques Ferreira

As ciências e os saberes indígenas na Companhia de Jesus – Eliane Cristina Deckmann Fleck discute a contribuição dos jesuítas ao desenvolvimento científico da América Platina

Imagens em O Cruzeiro contribuíram para formar imaginário que perdura sobre o índio no Brasil
No artigo ‘O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio’, publicado em HCS-Manguinhos (vol.18, no.1, mar. 2011), Fernando de Tacca aborda série de reportagens sobre a Expedição Xingu-Roncador entre 1944 e 1949.

Leave a Reply