O conhecimento filosófico-natural sobre o Brasil do médico português António Nunes Ribeiro Sanches em 1763

António Nunes Ribeiro Sanches

“Confrontei no Globo Terrestre
aquela parte da Índia Oriental e a América Castelhana,
donde nos vêm as especiarias, e as drogas,
e achei que o nosso Brasil fica na mesma Latitude;
que o calor e a humidade é quase em tudo semelhante.
E não foi tão sem fundamento esta combinação,
que a não pudesse provar pela história.”
(António Nunes Ribeiro Sanches, 1763)

O médico António Nunes Ribeiro Sanches nasceu em 1699 em Penamacor, uma vila no centro de Portugal. Seus estudos foram iniciados na Universidade de Coimbra, em princípios do século XVIII, transferindo-se mais tarde para a Universidade de Salamanca, Espanha, onde recebeu, em 1724, o título de doutor em medicina.

Em 1739, foi nomeado membro da Academia de Ciências de São Petersburgo e, no mesmo ano, da Academia de Ciências de Paris, para onde se mudou e viveu até morrer, em 1783. Em Paris, teceu importantes conexões com a mais alta intelectualidade francesa, participando ativamente na construção de um novo ambiente científico em Portugal.

António Nunes Ribeiro Sanches foi autor de vários trabalhos sobre educação e ciência em Portugal e em seu Império. Muitos dos textos que escreveu circularam em sua extensa rede de contatos e foram importantes para a formação e consolidação de diversas políticas públicas, principalmente a partir do governo do marquês de Pombal.

No artigo Evidências da circulação de conhecimento filosófico-natural sobre o Brasil em um manuscrito de 1763 de António Nunes Ribeiro Sanches, Gisele C. Conceição expõe ideias registradas por Ribeiro Sanches em documento até então inédito sobre os recursos naturais brasileiros e sua exploração para o comércio e a medicina.

Leia em HCS-Manguinhos:

Evidências da circulação de conhecimento filosófico-natural sobre o Brasil em um manuscrito de 1763 de António Nunes Ribeiro Sanches, artigo de Gisele C. Conceição (vol.24, n.2, abr./jun. 2017)

Como citar este post:

O conhecimento filosófico-natural sobre o Brasil do médico português António Nunes Ribeiro Sanches em 1763. Blog da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, 2017. Publicado em 10 de agosto de 2017. Acesso em 10 de agosto de 2017. Disponível em  www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/o-conhecimento-filosofico-natural-sobre-o-brasil-do-medico-portugues-antonio-nunes-ribeiro-sanches-em-1763/

Leave a Reply