Facebook: nu, não

Fevereiro/2016

L'Origine du monde: pintura de Gustave Courbet de 1866 foi censurada pelo Facebook

L’Origine du monde: pintura de Gustave Courbet de 1866 foi censurada pelo Facebook

A investigação de dez casos de bloqueio ou remoção de postagens pelo Facebook mostrou que a nudez não é livre na maior rede social do mundo hoje. O sociólogo Sergio Amadeu da Silveira comparou o conteúdo e o formato dos conteúdos removidos com a “Política de uso de dados” e os “Padrões da comunidade do Facebook” e descobriu que, em sete casos de bloqueio, a provável motivação era a proibição de imagens de nudez. Em três outros casos, a remoção da postagem fugia das regras e indicava arbitrariedade.

Um dos casos analisados pelo sociólogo é o do jornal suíço Tribune de Genève, que em 2012 teve a conta bloqueada pelo Facebook após ter publicado a imagem do quadro A origem do mundo, do pintor francês Gustave Coubert, de 1886, para ilustrar um artigo sobre operação plástica para diminuir os pequenos lábios da vagina.

No artigo Interações públicas, censura privada: o caso do Facebook, publicado nesta edição de HCS-Manguinhos, Amadeu descortina o cenário sociotécnico que permite o surgimento e a manutenção de uma censura privada sobre os cidadãos que vivem em um país cujo ordenamento jurídico assegura liberdades fundamentais, bem maiores e mais bem delimitadas do que as existentes no Facebook.

Sergio Amadeu da Silveira

Sergio Amadeu da Silveira

“A enorme adesão de pessoas de diversas nacionalidades e classes sociais às redes sociais, em particular ao Facebook, trouxe novos desafios para a democracia e para o debate sobre a legitimidade e o alcance de direitos antes consolidados, tais como a liberdade de expressão e a privacidade”, afirma.

Conhecido defensor do software livre e da inclusão digital no Brasil, Sergio Amadeu é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Federal do ABC.

Leia em HCS-Manguinhos:

Interações públicas, censura privada: o caso do Facebook, artigo de Sergio Amadeu da Silveira (vol.22, dez. 2015)

Sumário do suplemento Inovação e perspectivas recentes na história das ciências, HCS-Manguinhos (vol.22, dez. 2015)

Como citar este post [ISO 690/2010]:

Facebook: nu não. Blog de HCS-Manguinhos. [viewed 1st February 2016]. Available from: http://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/facebook-nu-nao

 

Leave a Reply