Nísia Trindade Lima relança ‘Um sertão chamado Brasil’

livronisiaA socióloga Nísia Trindade Lima lança a segunda edição de seu livro “Um sertão chamado Brasil” no dia 26 de novembro, das 17h às 18h, durante o II Encontro Pensamento Social em Instituições do Rio de Janeiro, no IFCS/UFRJ (Largo de São Francisco, número 1).

Em História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Nísia é autora do artigo Missões civilizatórias da República e interpretação do Brasil, no suplemento especial sobre Canudos (vol.5, 1998). O artigo discute a importância das viagens ao interior nas três primeiras décadas da República para a construção de interpretações do Brasil que ressaltam o contraste entre sertão e litoral. A autora aborda as representações relacionadas à viagem de Euclides da Cunha a Canudos, consagradas em Os sertões, e aquelas presentes nos relatórios da Missão Rondon e das expedições científicas do Instituto Oswaldo Cruz.

Já na última edição da revista (v.20, n.3, jul.-set 2013), Nísia publicou o artigo Malária como doença e perspectiva cultural nas viagens de Carlos Chagas e Mário de Andrade à Amazônia, sobre o qual conversou com o blog da revista.

Leave a Reply