Morre Donald Henderson, líder da erradicação da varíola no mundo

Agosto/2016

Donald Henderson na Etiópia, c. 1972. Foto: OMS

Donald Henderson na Etiópia, c. 1972. Foto: OMS

Faleceu em 19 de agosto aos 87 anos o epidemiologista norte-americano Donald Henderson, que dirigiu o Programa de Erradicação da Varíola da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 1966 a 1977. A erradicação foi atingida em 1980.
Em novembro de 2008, os historiadores Gilberto Hochman, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e Steven Palmer, da Universidade de Windsor, Canadá, entrevistaram Henderson em Baltimore, Maryland, EUA. A entrevista foi publicada em 2010 na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (vol.17 n.3).
Os pesquisadores discutem o caráter endêmico da varíola no Brasil, as relações entre a OMS, a Organização Pan-Americana da Saúde e o governo brasileiro, o papel do Connaught Laboratories para a qualidade da vacina antivariólica brasileira, o processo de certificação da erradicação da varíola no Brasil, a cooperação internacional na erradicação da varíola, as diferentes estratégias para a erradicação, o papel dos brasileiros na erradicação da varíola na Índia, em Bangladesh e na África, e o futuro da ideia de erradicação de doenças.
Leia em HCS-Manguinhos:
A erradicação da varíola e o Brasil: uma entrevista com Donald A. Henderson, por Gilberto Hochman e Steven Palmer (vol.17 n.3, 2010)
Leia os obituários no Washington Post e no New York Times
E ainda em HCS-Manguinhos:
Disease, religion and medicine: smallpox in nineteenth-century Benin (Doenças, religião e medicina: a varíola no Benim, século XIX), artigo de Elisée Soumonni (vol.19  supl.1, dez., 2012)
Erradicando a varíola, visitando laboratórios e um pouco de turismo: notas de viagem de um cientista canadense ao Brasil, artigo de Steven Palmer, Gilberto Hochman e Danieli Arbex (vol.17 n.3, 2010)
Vacina antivariólica: visões da Academia de Medicina no Brasil Imperial, artigo de Tania Maria Fernandes (v.11 supl.1, 2004)
Vacinas e campanhas: as imagens de uma história a ser contada, artigo de Ângela Pôrto e Carlos Fidelis Ponte (vol.10 supl. 2, 2003)
A epidemia de varíola e o medo da vacina em Goiás, artigo de Eliézer Cardoso de Oliveira. (v.20, n.3, 2003)
‘Alastrim, varíola é?’,artigo de Luiz Antonio Teixeira (v.7, n.1, 2000)
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *