Livro sobre história ambiental traz artigos de pesquisadoras da Casa de Oswaldo Cruz

Agosto/2016

2016-his-amb-v-2Com artigos de autoria de quatro pesquisadoras da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), o livro História ambiental: territórios, fronteiras e biodiversidade (vol.2) terá sessão de lançamento em 30 de agosto às 18h30, na Books Livraria (Praia de Botafogo, 316), no Rio de Janeiro.

A obra é dividida em três partes: territórios, fronteiras e biodiversidade. A primeira – territórios – traz o artigo A natureza da nação: o clima e a gente do Brasil (1780 – 1836), da pesquisadora Lorelai Brilhante Kury.

A segunda seção – fronteiras – conta com a colaboração das pesquisadoras Dominichi Miranda de Sá, Magali Romero Sá e Nísia Trindade Lima. O trio escreveu o artigo Ciência e telégrafos no inventário dos recursos naturais da fronteira noroeste do Brasil (1907 – 1915). As quatro pesquisadoras são professoras do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da COC.
Ao apresentar a obra, os editores ressaltam que a história ambiental é um campo de conhecimento relativamente novo e pouco explorado. Com a publicação, o leitor acompanha a continuidade da primeira coletânea, intitulada História ambiental: fronteiras, recursos naturais e conservação da natureza, lançada em 2012. O segundo volume reúne estudos dos mais importantes pesquisadores do Brasil e do exterior.
“Nele, aprendemos que a história humana não acontece no ar, mas sempre em espaços definidos, e os processos de larga escala ocorrem mediante a articulação de diferentes espaços”, afirma no prefácio o historiador José Augusto Pádua, destacando que a obra “pode ser entendida como um conhecimento ‘situado’, acrescenta o professor, um dos nomes mais importantes da área. “Os espaços se transformam em lugares e territórios através da experiência concreta das sociedades humanas em sua interação com os diferentes seres e ecossistemas presentes no chamado ‘mundo natural’. Assim, os territórios que a história ambiental trabalha não são abstratos, são territórios sempre cheios e coloridos por inúmeros dinamismos ecológicos”, conclui Pádua sobre o livro.
Além das pesquisadoras da COC, diversos autores de artigos publicados em HCS-Manguinhos participam do livro. Siga os links  abaixo.
Serviço
Livro: História Ambiental: territórios, fronteiras e biodiversidade (vol. 2)
Organizadores: José Luiz de Andrade Franco, Sandro Dutra e Silva, José Augusto Drummond, Giovana Galvão Tavares
Preço: R$ 74
Páginas :432
Lançamento: 30 de agosto
Horário: 18h30
Local: Books Livraria – Praia de Botafogo, 316
Leia o sumário, o prefácio e a apresentação do livro
Fonte: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e Blog de HCS-Manguinhos
Leia artigos em HCS-Manguinhos:
Homens de ciência no Brasil: impérios coloniais e circulação de informações (1780-1810). Kury, Lorelai. vol.11, suppl.1, 2004
Ciência e nação: romantismo e história natural na obra de E. J. da Silva Maia. Kury, Lorelai. vol.5, no.2, out 1998
Viajantes-naturalistas no Brasil oitocentista: experiência, relato e imagem, Kury, Lorelai, vol.8, 2001
O botânico e o mecenas:João Barbosa Rodrigues e a ciência no Brasil na segunda metade do século XIX.Sá, Magali Romero. 2001, vol.8
A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica Brasileira. Sá, Magali Romero, vol.3, no.3, nov 1996
Malária como doença e perspectiva cultural nas viagens de Carlos Chagas e Mário de Andrade à Amazôniaartigo de Nisia Trindade Lima  (v.20, n.3, jul.-set 2013)
O medo do sertão: a malária e a Comissão Rondon (1907-1915), Caser, Arthur Torres and Sá, Dominichi Miranda (jun 2011, vol.18, no.2)
Um caminho para a ciência: a trajetória da botânica Leda Dau, Azevedo, Nara, Cortes, Bianca Antunes and Sá, Magali Romero . 2008, vol.15
Cândido de Mello Leitão: as ciências biológicas e a valorização da natureza e da diversidade da vida, artigo de José Luiz de Andrade Franco e José Augusto Drummond (v.14 n.4 out./dez. 2007)
Investimentos privados, impactos ambientais e qualidade de vida num empreendimento mineral amazônico: o caso da mina de manganês de Serra do Navio (Amapá), Drummond, José Augusto. 2000, vol.6
Armando Magalhães Corrêa: gente e natureza de um sertão quase metropolitano. Franco, José Luiz de Andrade and Drummond, José Augusto, Dez 2005, vol.12, no.3
Desenvolvimento sustentável: debates em torno de um conceito problemático, artigo de José Augusto Drummond (vol.5, n.3, fev 1999)
Missões civilizatórias da República e interpretação do Brasil, artigo de Nisia Trindade Lima no suplemento especial sobre Canudos (vol.5, 1998)
Toxicidade e produção de maçãs no sul do Brasil. Klanovicz, Jó. Mar 2010, vol.17, no.1

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *