Inventário Analítico de Antropologia Física do Museu Nacional relaciona cerca de 10 mil documentos do acervo do Museu Nacional

Setembro/2018

Em 15 de dezembro de 2015, o programa Ciência & Letras, do Canal Saúde, tratou do livro Inventário Analítico de Antropologia Física do Museu Nacional, organizado por Ricardo Ventura Santos e Maria Celina Soares de Mello e Silva e publicado pela Editora Fiocruz em 2006. A obra sistematiza cerca de 10 mil documentos do acervo do Museu Nacional, perdidos no incêndio de 2 de setembro de 2018. O apresentador Renato Farias conversou com Ricardo Ventura Santos, professor da UFRJ e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), e Claudia Rodrigues-Carvalho, arqueóloga e então diretora do Museu Nacional.

Baixe o livro:

Inventário Analítico de Antropologia Física do Museu Nacional. Organizadores: Ricardo Ventura Santos e Maria Celina Soares de Mello e Silva. Editora Fiocruz, 2006.

Leia em HCS-Manguinhos:

Arquivo de Antropologia Física do Museu Nacional: fontes para a história da eugenia no Brasil, artigo de Vanderlei Sebastião de Souza, Ricardo Ventura Santos, Mônica Costa S. Coelho, Ozana Hannesch e Claudia Rodrigues-Carvalho (vol.16 no.3 Rio de Janeiro jul/set 2009)

Assista o programa:

Leave a Reply