Imprensa, gênero e cultura científica na década de 1960

Dezembro/1968

Para marcar os 50 anos do AI5, destacamos uma entrevista com a jornalista Eulina Cavalcante de Aleida, editora dos suplementos femininos do jornal News Seller, do ABC Paulista, na década de 1960. Ela foi responsável por introduzir questões científicas para as leitoras, com destaque para temas ligados à área da saúde.

“Só poucas vezes o Diário teve problema com a censura. Acontecia assim: nós tínhamos sempre uma poesia ou uma receita de bolo na gaveta. Então eles pediam, pois eu era a editora feminina, que eu arrumasse receita de bolo, pois tinha que passar mesmo pela censura, e quando eles censuravam algum artigo, entrava lá uma receita de bolo no lugar e ninguém entendia por que tinha uma receita no meio de uma página importante que falava de política, que falava de outras coisas, fatos atuais, e aparecia uma receita de bolo. E todo mundo perguntava: mas por que isso? Só não sabiam que era a censura, mas foram poucas as vezes, pois o Diário nunca teve problema.

Quem teve muito problema na época foi o jornal Última Hora, que tinha sucursal em Santo André. O pessoal da redação do News Seller com o pessoal da Última Hora tinha muita amizade, pois nós éramos, vamos dizer assim, uma classe à parte, não havia quase ninguém trabalhando em jornal; os que trabalhavam, tanto do Repórter, quanto do Diário [News Seller até 1968], como os da Última Hora, eram muito amigos. Só não sabíamos que tinha gente da Última Hora, como era o caso do jornalista C., que era muito famoso. Ele se tornou presidente, depois, do Sindicato dos Jornalistas; o C. era muito politizado e de esquerda, e tinha um fotógrafo chamado P., muito nosso amigo, que também era de esquerda. Eles foram presos, torturados, sumiram por um tempo (…)” Leia em HCS-Manguinhos: Imprensa, gênero e cultura científica na década de 1960: entrevista com Eulina Cavalcante, do jornal News SellerEulina Cavalcante de Almeida, Clara Guimarães e Graciela de Souza Oliver (vol.22, n.4, out./dez. 2015)
Capas do Diário do Grande ABC são reunidas em exposição que viaja pelos 50 anos do golpe militar. Arquivo/DGABC Diário do Grande ABC. Reprodução de https://www.dgabc.com.br/Noticia/518005/paginas-de-jornal-para-recordar-a-historia

Capa do Diário do Grande ABC são reunidas em exposição que viaja pelos 50 anos do golpe militar. Arquivo/DGABC Diário do Grande ABC. Reprodução de www.dgabc.com.br/Noticia/518005/paginas-de-jornal-para-recordar-a-historia

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *