Livro História da saúde no Brasil será lançado na terça, 15/5, no Rio

Maio/2018

Será lançado na próxima terça-feira, 15 de maio, às 19h, na Livraria da Travessa de Botafogo (Rua Voluntários da Patria, 97, Rio de Janeiro), o livro “História da saúde no Brasil” (Editora Hucitec), organizado por Gilberto Hochman, Luiz Antonio Teixeira e Tania Salgado Pimenta, pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz com vasta experiência no tema.

A publicação oferece uma visão de conjunto do complexo desenvolvimento da história da saúde no Brasil, desde o período colonial até o movimento das reformas sanitárias do século XX. Os textos contextualizam os principais acontecimentos ocorridos em períodos-chave, com atenção às interações transnacionais entre o Brasil e outros países, e refletem sobre as fontes arquivísticas e as principais referências bibliográficas que existem. O livro apresenta perspectivas panorâmicas ao mesmo tempo acessíveis, profundas e concatenadas, atualizadas com marcos teóricos e temáticas da historiografia internacional.

Leia em HCS-Manguinhos alguns artigos dos organizadores do livro, em ordem de publicação:

Dos gabinetes de ginecologia às campanhas de rastreamento: a trajetória da prevenção ao câncer de colo do útero no Brasil. Teixeira, Luiz Antonio  (vol.22 no.1 jan./mar. 2015).

Reforma sanitária e a criação do Sistema Único de Saúde: notas sobre contextos e autores. Paiva, Carlos Henrique Assunção e Teixeira, Luiz Antonio (Mar 2014, vol.21, no.1)

Um método chamado Pinotti: sal medicamentoso, malária e saúde internacional (1952-1960). Silva, Renato da and Hochman, Gilberto (Jun 2011, vol.18, no.2)

“O Brasil não é só doença”: o programa de saúde pública de Juscelino Kubitschek. Hochman, Gilberto. (vol.16, suppl.1, 2009)

O exercício farmacêutico na Bahia da segunda metade do século XIX. Pimenta, Tânia Salgado e Costa, Ediná Alves. (vol.15, no.4, Dez 2008)

Transformações no exercício das artes de curar no Rio de Janeiro durante a primeira metade do Oitocentos. Pimenta, Tânia Salgado. (vol.11, suppl.1, 2004)

As febres paulistas na Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo: uma controvérsia entre porta-vozes de diferentes saberes. Teixeira, Luiz Antonio (vol.11, suppl.1, 2004)

Instituto Pasteur de São Paulo: cem anos de combate à raiva. Teixeira, Luiz Antonio, Sandoval, Maria Regina Cardoso and Takaoka, Neide Yumie (vol.11, no.3, dez 2004)

Um guia da vida dos escravos no Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX. Pimenta, Tânia Salgado. (vol.8, no.2, ago 2001)

Logo ali, no final da avenida: Os sertões redefinidos pelo movimento sanitarista da Primeira República. Hochman, Gilberto. (Jul 1998, vol.5)

Barbeiros- sangradores e curandeiros no Brasil (1808-28). Pimenta, Tânia Salgado. (Out 1998, vol.5, n.2)

Da raça à doença em Casa-grande e senzala. Teixeira, Luiz Antonio. (vol.4, no.2, Out 1997)

 

Leave a Reply