Fórum de Psicanálise e Cinema

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO/PROEXC – PROJETO CULTURAL) E SOCIEDADE PSICANALÍTICA DO RIO DE JANEIRO (SPRJ) APRESENTAM:

FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA

FILMES ANALISADOS PELOS PSICANALISTAS: NEILTON SILVA  &   WALDEMAR ZUSMAN E PELA MUSEÓLOGA E PROFESSORA DA UNIRIO: ANA LÚCIA DE CASTRO 

30/08 – O SUBSTITUTO  (Detachment, 2011) DIREÇÃO: TONY KAYE. 108 MIN. DEBATEDOR: DR. NEILTON SILVA. Henry Barthes é professor de escola pública e possui um talento nato para criar empatia com jovens. Porém, decidido a não criar vínculos, opta por uma carreira de substituição, orientando turmas que ficaram sem docente.

27/09 – VIDAS QUE SE CRUZAM (The Burning Plain, 2008) DIREÇÃO: GUILLERMO ARRIAGA. 107 MIN. DEBATEDOR: DR. WALDEMAR ZUSMAN. A história de três mulheres aborda a recuperação de suas vidas: Mariana vive na fronteira com o México; Sylvia deixa para trás seu passado; e Maria leva a seus pais a redenção, clemência e amor.

25/10CEREJEIRAS EM FLOR (Kirschbluten – Hanami, 2008) DIREÇÃO: DORIS DORRIE. 127 MIN. DEBATEDOR: DR. NEILTON SILVA. Trudi sabe que seu marido Rudi está sofrendo de uma doença terminal e o convence a visitar os filhos em Berlim e fazer uma viagem ao Japão, na época do festival das cerejeiras.

29/11 – LONGFORD (Longford, 2006) DIREÇÃO: TOM HOOPER. 93 MIN. DEBATEDOR: DR. WALDEMAR ZUSMAN. Inglaterra, anos 60. Casal mata algumas crianças e recebe prisão perpétua. Paralelamente, o Conde de Longford, destaque no governo, habitualmente visita presidiários, pois crê no perdão e procura vê-los da melhor maneira.

PEQUENO HISTÓRICO DO FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA O FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA FOI CRIADO EM 1997, COMO UM PROJETO CIENTÍFICO DA ASSOCIAÇÃO PSICANALÍTICA RIO 3, PELO ENTÃO PRESIDENTE, DR. WALDEMAR ZUSMAN, E PELO DIRETOR DO INSTITUTO, DR. NEILTON DIAS DA SILVA. DESDE 2004 PASSOU A CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DA MUSEÓLOGA E PROFESSORA DA UNIRIO, DRA ANA LÚCIA DE CASTRO, RESPONSÁVEL PELAS ANÁLISES CULTURAIS DOS FILMES. EM 2006, A APRIO 3, ATUAL SPRJ, CELEBROU  PARCERIA COM A UNIRIO PARA SEDIAR O PROJETO MENSALMENTE, SEMPRE MUITO CONCORRIDO.

SERVIÇO: SEMPRE ÀS ÚLTIMAS SEXTAS-FEIRAS DO MÊS, DAS 18H ÀS 22H LOCAL – SALA VERA JANACOPOLUS / REITORIA DA UNIRIO ENDEREÇO: AVENIDA PASTEUR, 296 – URCA ENTRADA FRANCA E ESTACIONAMENTO. FILME: 18H; DEBATE: 20H

INFORMAÇÕES: forumpsicinema@gmail.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *