Exposição sobre o Inca e lançamento de catálogo de campanhas marcam o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Agosto/2017

Clique para baixar o catálogo em PDF

Clique para baixar o catálogo em PDF

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, será marcado este ano pela inauguração, em Brasília, da exposição INCA: 80 anos de história na saúde pública no Brasil e o lançamento do livro Dia Mundial Sem Tabaco e Dia Nacional de Combate ao Fumo: catálogo de campanhas 1997-2017. A exposição será inaugurada no túnel que liga o prédio principal do Ministério da Saúde (MS) a seu edifício anexo e celebra as oito décadas de trabalhos do Inca em ações de controle do câncer no País.

A exposição, criada em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e o MS, resgata a memória histórica e iconográfica do Instituto, lembra as primeiras iniciativas do combate ao câncer no Brasil e registra a contribuição de alguns personagens fundamentais na trajetória do Instituto. São 160 metros de painéis contando a história da criação do Inca e sua evolução de um centro de tratamento do câncer, no final dos anos 1930, até se tornar referência nacional em assistência, ensino, pesquisa, prevenção e vigilância em oncologia. Do lado esquerdo, estará exposta a trajetória do Instituto, e do lado direito, seu momento atual, com a inclusão de tecnologias de ponta. A exposição ficará em cartaz no túnel até final de setembro.

Já a publicação tem como um de seus objetivos  reforçar a importância das ações nacionais de sensibilização e mobilização da população em geral, para os riscos de doenças e também os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Fonte: Inca

Baixe o livro em PDF:

Dia Mundial Sem Tabaco e Dia Nacional de Combate ao Fumo: catálogo de campanhas 1997-2017

Leia em HCS-Manguinhos:

Em defesa dos fumantes e dos não fumantes, resenha de Luiz Antonio Teixeira sobre o livro Riscos à saúde: fumaça ambiental do tabaco – pontos para um debate (vol.19, no.2, jun 2012)

Neurociências, artes gráficas e saúde pública: as novas advertências sanitárias para maços de cigarros, artigo de Billy Nascimento, E.M. et al.(vol.17, supl.1, jul 2010)

Nunca aos domingos:um estudo sobre a temática do câncer nas emissoras de TV Brasileiras, artigo de Claudia Jurberg e Marina Verjovsky (vol. 17, supl.1, jul 2010)

Washington y Ginebra llegan a Buenos Aires: notas sobre la historia del hábito de fumar y su medicalización, artigo de Diego Armus, (vol.22, no.1, mar 2015)

Câncer no século XX: ciência, saúde e sociedadeedição especial de História, Ciências, Saúde – Manguinhos (vol. 17, supl. 1, jul/2010)

Leave a Reply