Excelência acadêmica com empenho e prazer

Dezembro/2013

Único programa de história das ciências inserido na área de história da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), a pós-graduação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (COC/Fiocruz) teve seu conceito elevado para a nota 5 na última avaliação trienal da Capes. Dos 62 programas de história avaliados, 2 ficaram com  a nota máxima (nota 7), 4 programas ficaram com a nota 6, e 12 programas ficaram com a nota 5. O Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) oferece cursos de mestrado e doutorado e se organiza em três linhas de pesquisa: história das ciências biomédicas; história das políticas, instituições e profissões em saúde; e história da medicina e das doenças.
Simone Kropf, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz

Simone Kropf

Para a coordenadora do programa, Simone Petraglia Kropf, o aumento do conceito da Capes representa o reconhecimento de uma liderança intelectual no campo da história das ciências e da saúde e, consequentemente, da importância deste campo na área da história. É também, segundo ela, o reconhecimento de um projeto coletivo que vem sendo construído desde o início do programa. “Este projeto busca associar excelência acadêmica, expressa na produção intelectual de docentes e discentes, e compromisso com uma formação de qualidade para nossos alunos. Fomos, no último triênio, a maior produção bibliográfica docente dentre todos os programas de história do Brasil”, revela. De acordo com Simone, as especificidades do programa, em termos de objetos e abordagens, se estabelecem em interface com a produção e as perspectivas intelectuais na área de história e se afirmam como contribuição importante para a diversidade e amplitude desta produção. “Estamos convencidos de que o estudo da ciência e da saúde é fundamental para a reflexão sobre a sociedade brasileira e a compreensão da história do país. A nota 5 atesta o reconhecimento de que constituímos um centro de referência aos que desejam desenvolver estudos sobre temas relacionados à história das ciências e da saúde, em suas várias perspectivas, tal como expresso, por exemplo, na diversidade de nossas dissertações e teses”, afirma. Criado em 2000, o programa recebeu em 2001 recebeu sua primeira turma, com cursos de mestrado e doutorado. Hoje, o curso conta com 38 alunos de mestrado e 48 de doutorado, com 19 docentes permanentes, quatro colaboradores e dois bolsistas de pós-doutorado. O programa confere os títulos de mestre e doutor em história das ciências da saúde e, por ser cadastrado na área de história da Capes, habilita à atuação na área. A maioria dos alunos vem de graduações em história, mas, dada a natureza interdisciplinar da história das ciências, há alunos oriundos de outros cursos no campo das ciências humanas e sociais e das ciências da saúde e biológicas. “Temos recebido também alunos provenientes de outros estados do Brasil e do exterior, tendência que desejamos intensificar”, conta Simone. A oferta de bolsas de estudo pela Capes e a própria Fiocruz tem sido um elemento importante de apoio aos alunos. A coordenadora espera que agora, com a nota 5, haja novas cotas de bolsas por parte da Capes. “Aos que se interessarem pelo Programa, eu diria que temos a oferecer, acima de tudo, a dedicação coletiva em criar um espaço permanente de trocas e desafios, em que a excelência acadêmica é buscada com empenho e também com prazer, ingrediente indispensável à atividade intelectual”, conclui. Saiba mais: Site do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz Blog do programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz Baixe a avaliação da Capes para os programas brasileiros de pós-graduação em história Como citar este post [ISO 690/2010]:
Excelência acadêmica com empenho e prazer. Blog de História, Ciências, Saúde – Manguinhos. [viewed 23 December 2013]. Available from: http://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/excelencia-academica-com-empenho-e-prazer/
 

One comment

  1. Marcmagand /

    Parabéns ao Programa, aos professores e à Simone, pelo empenho para elevar a qualidade das pesquisas na Casa de Oswaldo Cruz.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *