Etnobotânica e povos indígenas da Amazônia: palestra no Rio comemora bicentenário de Richard Spruce

Outubro/2017

Richard Spruce

Em comemoração ao bicentenário do botânico Richard Spruce, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro realiza a palestra Etnobotânica e povos indígenas da Amazônia, na terça-feira, 10 de outubro, das 14h às 16h, no Museu do Meio Ambiente.

Spruce percorreu a América do Sul no século XIX, estudando as plantas da Amazônia, do Norte dos Andes peruanos e do Equador, coletando-as e enviando-as para a coleção do Jardim Botânico Real de Kew, na Inglaterra. Durante sua expedição, que durou 15 anos, de 1849 a 1864, a região do Rio Negro foi a que mais o encantou, coletando ali o maior número de espécies e gêneros desconhecidos. Além disso, Spruce fez anotações sobre o modo de viver e falar dos povos indígenas da região, desenhando retratos das pessoas e paisagens que encontrava. Ele também enviou para a Inglaterra vários artefatos, incluindo ornamentos rituais e utensílios do dia-a-dia, que se encontram ainda hoje preservados nos acervos de Kew e do Museu Britânico.

O encontro será aberto ao público e terá como palestrantes:

– Dagoberto Lima Azevedo, do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena, da Universidade Federal do Amazonas (NEAI/UFAM)

– Nurit Rachel Bensusan e Aloísio Cabalzar, do Instituto Socioambiental (ISA), organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, fundada em 1994.

– Viviane Stern da Fonseca Kruel, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)

Fonte: JBRJ

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Projeto dará acesso a imagens e dados das coleções de Richard Spruce
Botânico inglês viajou da nascente do Rio Amazonas, nos Andes, até sua foz na costa do Brasil, coletando amostras de plantas e objetos utilizados pelos povos nativos

Leia em HCS-Manguinhos:

Richard Spruce, botânico e desbravador da América do Sul, artigo de Mark R. D. Seaward traduzido por Josino Costa Moreira (v.7, n.2, jul./out. 2000)

Veja também:

Richard Spruce – Amazonia | Kew – Coleção do Royal Botanic Gardens, Kew

Richard Spruce Collection –  Colaboração entre o Museu de HIstória Natural de Londres e o Royal Botanic Gardens, Kew

Leave a Reply