Encontro de medicina tropical em Lisboa: atenção aos prazos

Fevereiro/2015

Termina em 15 de março o prazo para a submissão de sessões temáticas para o 2º Encontro Luso-Brasileiro de História da Medicina Tropical (2LBMHTM), que será em Lisboa, Portugal, de 14 a 16 de outubro.  Os aceites serão divulgados em 26 de março. Já o prazo para envio de resumos para comunicações individuais está aberto até 3 de abril, e a decisão sai em 4 de maio.

conghmt

Organizado pelo Centro Interuniversitário de História da Ciência e Tecnologia  (CIUHCT), o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e o Centre for Global Health Histories (CGHH), da Universidade de York, o encontro tem como tema central “Medicina Tropical e Saúde Global”. O 1º Encontro, em 2012, contou com a participação majoritária de investigadores portugueses e brasileiros. Este encontro pretende fortalecer a colaboração com investigadores de outros países, para possibilitar uma discussão transdisciplinar mais ampla sobre os determinantes histórico-sociais da medicina tropical e das suas relações com as políticas nacionais de saúde e a saúde global, com ênfase nos séculos XIX e XX. Pretende-se estabelecer um equilíbrio entre as reflexões historiográficas e os estudos de caso que examinam diferentes contextos nacionais, coloniais, pós-coloniais, internacionais e globais para desenvolver uma análise comparativa do período pós IIª Guerra Mundial. A Comissão Científica dirige um convite particular a contribuições com uma dimensão transnacional focada nas análises históricas das ligações entre medicina tropical e saúde internacional no contexto pós-IIª Guerra Mundial, com atenção particular às relações estabelecidas em torno do eixo Portugal-África-Ásia-Brasil, fundamentalmente abordando a circulação de ideias e ideologias à luz das peculiaridades socioeconômicas, políticas e administrativas, bem como das correlações de poder entre mercados, estados-nação e agências internacionais. Os seguintes tópicos estão no escopo de interesse:
  • Saberes e práticas médicas: histórias e tradições plurais
  • Atores, agentes patogénicos, doenças e instituições
  • Políticas e redes internacionais de saúde pública
  • Arquivos e museus: documentação e colecções
  • Medicina tropical e ambiente
  • Bioética em medicina tropical
Para questões relacionadas ao programa científico, contactar os representantes da comissão organizadora, Isabel Amaral (ima@fct.unl.pt) ou Jaime Benchimol (jbench@oi.com.br). Acesse o site do  2º Encontro Luso-Brasileiro de História da Medicina Tropical (2LBMHTM) Leia em HCS-Manguinhos: Dossiê Medicina no contexto luso-afro-brasileiro (Vol. 21, n.2, abr.-jun. 2014) Dossiê Malária (Vol. 18, n. 2, abr.-jun. 2011) Ferrovias, doenças e medicina tropical no Brasil da Primeira República, Benchimol, Jaime Larry and Silva, André Felipe Cândido da (set 2008, vol.15, no.3) The discovery of Trypanosoma cruzi and Chagas disease (1908-1909): tropical medicine in Brazil, Kropf, Simone Petraglia and Sá, Magali Romero. (jul 2009, vol.16, supl.1)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *