Encontro às Quintas aborda concepções sobre corpo e doença em impressos do séc. XVIII

Novembro/2015

JeanLuiz_thumb

Jean Luiz Neves Abreu

O Encontro às Quintas de 12 de novembro recebe o historiador Jean Luiz Neves de Abreu, professor do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Intitulada Concepções sobre o corpo e a doença nos impressos do século 18: fontes e perspectivas de análise, sua palestra será ministrada às 10h na sala 401 do prédio da Expansão, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.036).

Em sua apresentação, o pesquisador analisará as concepções construídas sobre o corpo e a doença no século 18, a partir dos tratados de medicina e outros impressos. O pesquisador toma essas fontes como ponto de partida para adentrar um campo profícuo para a análise da construção do discurso “científico” acerca do corpo humano e suas representações.

Abreu pontua que, no contexto cultural do Setecentos, a constituição de um saber médico oficial foi acompanhada, a um só tempo, por diversas concepções de saber sobre a saúde e a doença e pela coexistência de teorias e interpretações que podem ser vistas sob a perspectiva de um pluralismo médico. Em sua apresentação, a partir dessas questões, ele abordará a especificidade da medicina luso-brasileira nesse contexto.

O pesquisador é doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É autor do livro Nos domínios do corpo: o saber médico luso-brasileiro no século XVIII, publicado pela editora Fiocruz, e de uma série de artigos, entre os quais A Colônia enferma e a saúde dos povos: a medicina das ‘luzes’ e as informações sobre as enfermidades da América PortuguesaEducação sanitária e saúde pública em Minas Gerais na primeira metade do século XXna revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos.

Encontro às Quintas
Coordenação: Maria Rachel Fróes da Fonseca
Convidado: Jean Luiz Neves de Abreu, da UFU
Data: 12 de novembro de 2015
Horário: 10h
Local: sala 401 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ
Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br

Fonte: Casa de Oswaldo Cruz

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

O corpo e o saber médico no século XVIII: entrevista com Jean Abreu
Pesquisador da história da medicina no Império luso-brasileiro destaca o potencial dos tratados e manuais de medicina como fonte e discute meios de acessibilidade

 

 

Leave a Reply